Carta à um pároco prepotente


Anápolis, 02 de Maio de 2011.
A humildade é o primeiro
degrau para a sabedoria
Ao Padre (por motivo obvio eu oculto o nome nessa publicação)
                Ontem, segundo domingo da páscoa, deu-me saudade da minha antiga paróquia e fui celebrar a Eucaristia dominical lá na minha antiga comunidade. E fiquei extremamente decepcionado com algumas coisas que pude concluir.  
                O senhor pediu paciência e justificou no final o porquê que o som estava tão ruim. Falou que estão empenhados para terminar a construção da “igreja”, e somente depois de forrada é que terá um som nítido. De fato o som está péssimo, nada nítido. Talvez alguns quadros nas paredes possam ajudar na acústica, mas isso é apenas um problema percebido na celebração. Penso que o menos grave.
                Nunca pensei que fosse participar de uma missa dominical da noite nesta paróquia em que houvesse tão pouca gente. Cadê a equipe litúrgica? Como foi decadente. Certamente se fosse a primeira vez que eu fosse a uma missa eu nunca mais voltaria a Igreja Católica.  Sei que o mistério da missa está no transcendental de uma liturgia belíssima que é a Celebração da Palavra e da Eucaristia. Mas a celebração precisa ser convidativa a rezar a vida. Infelizmente foi totalmente o contrário.  Foi metódica e morta. Nem mesmo as missas que participei com pessoas em fase terminal foi tão fúnebre quanto a missa que o senhor presidiu no segundo Domingo da Páscoa de Cristo Jesus.
                Eu que tantas vezes estive ali somando a liturgia da paróquia e vendo-a crescer em número e qualidade agora me encontrei dentro de uma igreja meramente feita de matéria, cimentos e tijolos, tão fria quanto o mármore. Onde estão as pessoas que lotavam os bancos nas missas dos jovens? Percebi alguns “fiéis” daquela época. Alguns confidenciaram que estão ainda presentes por amor a Deus e graças à santa paciência exercitada diante de vossa arrogância e egoísmo.
                Meu caro, não quero entrar no mérito do que julgo ser seus defeitos, mas é inevitável não associar-los ao fracasso de vossa gestão, sua forma ditatorial em conduzir minha querida comunidade é lastimaste, e talvez nunca lhe disseram que muita gente pensa assim. Eu sei o quanto és difícil, prepotente e inflexível. Fomos uma comunidade liturgicamente tão empenhada e agora que terror é esse que vi?
                Parabéns pela construção do prédio. Está ficando belo. Lembro da oração da benção da “pedra fundamental” dessa construção. Eu estava presente, fui o coroinha que auxiliava, aquela reza dizia justamente de se construir também uma Igreja de gente, humana, ou seja, uma comunidade. Será que não tens empenhado somente na construção de massas e tijolos e se esquecido do que de fato é a Igreja? Tens fama de um padre construtor de “igrejas”, e agora infelizmente lhe vejo como destruidor da IGREJA. O que adianta construir um belo prédio se não encontrará pessoas para fazer dele um encontro dos irmãos?
                Mas uma vez eu pergunto, onde estão as pessoas? E cadê o vigor da comunidade? Não é preciso ser liberal para que haja uma comunidade fervorosa. Isso é mito e não justifica, pois conheço inúmeras comunidades onde o pároco é tradicional e as celebrações convidam à oração. Admiro-te, pois de fato é um padre inteligente, um ótimo administrador financeiro e bom “mestre de obras”, mas lhe jugo como um péssimo administrador espiritual e sua sabedoria é metódica de mais para as necessidades de uma Igreja viva.
                Posso estar errado, isso que escrevo apesar de mera opinião pode ser uma reflexão. Pense e diga: Será que não há embasamento no que digo?     
                Existe uma coisa ao que chamo de Identidade Espiritual. Mesmo dentro da religião onde há um norteador dogmático toda comunidade e cada pessoa desenvolve a sua própria identidade. Isso favorece o enriquecimento da Igreja universal. Tu, senhor Narciso, chegou a essa paróquia e não levou em conta isso. Fez e faz de tudo para torná-la a sua semelhança. Isso é um crime terrível a meu ver. Só não é mais ditador por falta de espaço.
                Ontem no decorrer da liturgia eu percebi que isso, a sua tentativa de uniformizar a espiritualidade da paróquia, pode ser a causa de uma liturgia agonizante. Não culpe os liturgista, pois muitos deles já me disseram que toda a tentativa deles é frustrada diante da sua força “democrática” de gerir. A minha experiência do que conheceo pessoalmente de ti, me faz facilmente acreditar neles.  Até brincava com os meus colegas de coordenação dos jovens: “Tenha paciência o Santo Padre o Pároco foi educado na Escola Estadual Adolf Hitler.” Mas paciência esgota... e muitos já se afastaram. Penso que ninguém é obrigado a se acostumar com a figura de um cavalo onde deveria figurar o Cristo Misericordioso. Sei que ninguém deveria ir, ou deixar de ir à missa pelo padre. Porém não seja hipócrita, e assuma é preciso que o celebrante cative se não tem vocação pra ser carismático talvez esteja no lugar errado.
                É complicado escutar o padre  fazendo xingamentos, e às vezes até jogando praga, brincando ou não dizer: “praga de padre pega... o dedo dele vai cair...” assim relata o povo.  Será que aprenderam isso no seminário? Teu colega de turma disse na semana passada que “criança que não tem fé deverá ser triturada e se tornar lingüiça pros cachorros comerem.” O povo já não é tão tolo e tem questionado essa estupidez. Alguns estão aí a te bajular. Será até que ponto é por amizade? Sabia que os teus colaboradores têm medo confesso de ti? Não acha isso horrendo?
Disse ontem que devemos olhar o povo santo que há na Igreja. Ser fiel à Igreja não pelos escândalos, mas pela santidade destacável de alguns. Quer ser reconhecido como “escândalo”? Pois é por isso que tens sido reconhecido pelo povo. Será uma cruel injustiça te julgar só por ser de personalidade forte?  Esquece que associado a ti está toda a Igreja?
                Não tenho intenção de mudar ninguém, muito menos de denegrir sua imagem. Exerce um cargo religioso, isso lhe torna público e me dá o direito de expressar a minha opinião. Para não haver sensacionalismo de sua parte, como é de costume fazer, estarei encaminhando uma copia para o bispo, e publicarei a mesma na minha página na internet (ocultarei o seu nome).
                Para encerrar eu queria te pedir um esclarecimento de algumas coisas: quem, (a acaso foste vós), que canonizou o movimento da pastoral do dizimo da paróquia?  De onde vem a necessidade de afirmá-la como “Santa Comunidade...”? Quem é o centro da Igreja? Esse deus carrasco que tanto fala é o Deus que anunciou Jesus Cristo ou mais um dos deuses mitológicos? Essa sua necessidade de auto afirmar-se como superior da paróquia não seria posse do poder e uma carência psicológica? Quem é mais importante: a Trindade e seus amados filhos ou o vosso cargo de superior paroquial?
                Pense nas minhas palavras não por serem minhas (afinal quem fava é infinitamente mais “pecador” do que tu), mas por talvez corresponderem à realidade. Meus votos de que o verdadeiro Deus transpareça em ti e em suas ações. Forte abraço:
Ítalo Alessandro, 02/05/2011
                 

Comentários

  1. Ítalo você é louco.
    O mais massa é que todo mundo sabe de quem você está falando.
    E vc disse só a verdade.
    A Igreja está vazia e ninguém suporta esse pároco.

    ResponderExcluir
  2. Cara es realmente muito louco,mas
    dizem que so os loucos e que vao para o ceu...
    Realmente todos sabem de quem você esta falando.
    E creio concordam fielmente!

    ResponderExcluir
  3. QUERO TE DAR OS PARABENS!!!!
    SERIA TÃO BOM SE TIVÉSSEMOS MAIS PESSOAS COMO VC.
    DEUS O ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  4. esse padreco tem q sair dai logo, senão a paroquia são joaquim só vai ter paredes, e o povo rico que ele vive puxando o saco....

    ResponderExcluir
  5. Muito bem você sabes dizer e utilizar das palavras e isso e digno de grandes mentes, vou então dizer o que acho afinal, falas quem tem boca não e! Suas afirmações tem sim base isso e visível que toda a paróquia necessita urgente de uma reformulação, apesar de eu não ser um fiel tão ativo quanto você e outras pessoas foram ou ainda são, e ate mesmo não ter um passado dentro da paróquia e nem mesmo trabalhar em prol dela, julgo que assim como faço agora e fácil criticar e falar, afinal o que estamos fazendo para melhorar, será que nem temos coragem de abrir o verbo com o padre frente a frente, quem e ele como você mesmo diz, ela vai te prender ou coagir, de que forma me pergunto sendo que e apenas um guia espiritual, não o promotor da igreja católica, então o que quero dizer, que claro todos erram todos pensam de maneiras diferentes e assim também se expressão diferentemente uns dos outros ma será que, eu apenas falar, ir a uma missa ou observar o que há de errado la para comentar depois esta certo, não sei se esse e o caminho para os velhos e bons tempos, como os que você mesmo citou, voltem a reger a paróquia que você tem tanto amor. Essa são apenas algumas palavras de alguém que aprendeu e tem aprendido muito com as pessoas de la.
    Paz e bem irmão.

    ResponderExcluir
  6. Vocé é simplesmente um covarde!!!!!!!!!!
    Será que você não deveria olhar primeiramente para si para só depois sair difamando alguém?!
    Primeiro você nao tem direito a falar, pois simplesmente anda sumido, só porque um dia que deu errado vc se acha no direito de sair falando. Não isto não é correto. Já parou para pensar em quantas pessoas cabiam na antiga paroquia? Quem sabe umas 300 pessoas, pois entao, hoje na nova matriz há capacidade para 1500 pessoas SENTADAS, faça as contas ( se acaso sabe somar, multiplicar) vamos lá te ajudo: se numa missa de domingo a noite a antiga matriz ficava lotada, vamos exagerar um pouco, digamos que tinham em torno de umas 450 pessoas, então , colocar 450 pessoas ( muitas delas estavam em pé, porque a igreja era pequena) sentadas num lugar que caibam 1500, sobrariam 1050 lugares (1500 - 450 = 1050)portanto, realmente a nova igreja matriz deveria realmente estar vazia, porque se colocarmos 400 ml de agua dentro de um jarro que caibam 1500 ml ( ou seja um litro e meio) o jarro não ficaria vazio? Deveria observar ainda, ah desculpe-me você não faz mais parte da comunidade para saber dos detalhes, vou te informar, que antes, tínhamos apenas 01 missa aos sabados na Capela Rosa Mistica, e 02 na Matriz, hoje, temos 02 missas as sabados ( Capela Rosa Mistica e Capela Santa Clara) e 04 ( isto mesmo!! QUATRO MISSAS) na Paroquia aos domingos, não seria este o motivo de estarmos todos confortavelmente sentados e por termos missas vazias? É caro reclamante, ou melhor resmugante, antes de sair comentando ou difamando as pessoas voce deveria olhar para dentro de si para ver no que se tornou, pois nós sabemos das escolhas feitas por ti. Lamento ser tão fraco que ao invés de chegar na pessoa digo, no padre, que te deixou insastifeito para conversar, e mostra-lhe o que vc achou do que via, saia difamando via internet, vc por acaso gostaria que alguem saisse falando de vc por ai, nao seria melhor chegar em voce e te mostrar o que anda errado? Pense bem!!!! Não são estas palavras mediocres ditas ao relento que nos abalará!!!!

    ResponderExcluir
  7. O que é preciso para ser feliz?

    Amar como Jesus amou
    Sonhar como Jesus sonhou
    Pensar como Jesus pensou
    Viver como Jesus viveu
    Sentir o que Jesus sentia
    Sorrir como Jesus sorria
    E ao chegar ao fim do dia
    Eu sei que dormiria muito mais feliz

    Ouvindo ESTAS PALAVRAS QUE JESUS NOS DEICHOU CLARAMENTE...não devemos mal dizer ninguem muito menos porque o paroco e imagem e semalhança de DEUS deve ser mesmo com seus defeitos que tem mesmo todos temos...devemos sempre ajudar nossa paroquia a viver a santidade não permanecemos por obrigação ou por ter medo mas sim porque amamos nosso DEUS e por nos mesmos devemos ser humildes e deichar os defeitos pra tras..ninguem e santo....isso e a opinião de uma humilde serva de DEUS...tambem sou falha porem não condeno nem digo coisas que podem ocasionar atrito...e assim um missionario do senhor levar a palavra e ajudar quem precisa...vai ser sempre assim...fiquem com DEUS....DEUS abençoe todos.......

    ResponderExcluir
  8. (aos Anônimos 1 e 2) Obrigado pelos elogios, muito bem, não sei se de fato sou louco, apenas deixei a minha franca opinião que incomodou alguns. Os motivos de incomodo certamente são inúmeros, porém sei que a filosofia parte de espantos. Deus os guarde sempre.

    ResponderExcluir
  9. (Ao anônimo 3) Obrigado também pelos parabéns. De fato seria muito bom se as pessoas fossem mais humanas e autenticas. É feliz disser sem medo de ser quem se é diante dessa hierarquia massacraste.

    ResponderExcluir
  10. Pois bem....
    o mais triste é ver que pessoas não tem nome, ou melhor não tem coragem de assumir seus comentários, isso é mediocre e lamentável, ver que alguém chama o outro de covarde sendo que o próprio se da a estupidez de se esconder...assim é fácil...Mas com certeza não passa de mais um dos puxa sacos por aqui....

    ResponderExcluir
  11. ao anônimo dás 05:18 - do dia 3de maio >>
    Gratidão por me classificar dentro das "grandes mentes". Apesar de ter ofendido diretamente algumas peculiaridades não foi a minha intenção, mas é praticamente inevitável não ofender quando a verdade incomoda.
    Só esclarecendo, eu publiquei no meu blog sem citar nomes, e enviei ao pároco, e também disse a ele que estaria publicando deixando o nome dele em oculto.
    Expressei minha opinião sobre uma pessoa que é publica. De fato usei palavras severas, mas a fim de transmitir minha indignação.

    EXEMPLO: Penso que ninguém é obrigado a se acostumar com a figura de um cavalo onde deveria figurar o Cristo Misericordioso

    Paz e bem pra ti também Lembre-se, alguns anunciam outros DENUNCIAM. Certo ou errado foi a minha forma.

    ResponderExcluir
  12. Senhor dos ANÔNIMOS, dás 06:31, 3 de maio de 2011 >>>
    Primeiramente acho que não foi convicto a sua afirmação: "você é simplesmente covarde!". Afinal eu assinei o texto e anteriormente a publicação eu mandei a carta na intriga para o pároco. E foi inevitável não dizer com dureza a cruel realidade. Mas gravitei na opinião, tornei publico afim de que as pessoas possam aprovar ou reprovar o mesmo.

    Você tentou me difamar e impor desmerecimento ao contudo por eu não freqüentado mais a paróquia. Só para pra saber, eu não moro mais no território paroquial; não devo satisfação, afinal não sou um membro público da Igreja, outro mais é que a minha espiritualização pertence a Deus, e somente a Ele eu devo conta. Se está afim de saber o Deus que eu creio é infinitamente inclusivo e amoroso, logo busco ser imagem dele.
    Você confrontou a minha capacidade intelectual, e foi metódico ao informar (o que por acaso eu já sabia), o número de pessoas que comporta a Matriz e a quantidade de missas. Interessante, essa estreita necessidade metódica é uma das características da formação (deformação) feita pelo vosso Santo Padre o Pároco.

    VOCÊ ESCREVEU: "...deveria olhar para dentro de si para ver no que se tornou, pois nós sabemos das escolhas feitas por ti. Lamento ser tão fraco que ao invés de chegar na pessoa digo, no padre, que te deixou insastifeito para conversar"
    Minha consciência vai bem, não entendi a sua tentada de me ofender. Mas caso estás acima do Céu para julgar o que passa eu lhe informo que o que tem sido questionado não é a minha condição. Não tenho nada a esconder. Tenho orgulho de ser quem sou e amado por Deus assim. Sou pecador, escrevi isso na carta, mas nada disso me desmerece como o articulista que aqui expressa sua opinião afim de DESVENDAR O QUE MUITOS ESCONDEM por ai.

    VOCÊ DISSE: "Não são estas palavras mediocres ditas ao relento que nos abalará!!!!"

    Se recebe minhas palavras como medíocres é por certamente ter alma pequena. Muitos a receberam como a expressão da opinião de muitos amordaçados por um "ditador".
    Termino respondendo a outro questionamento seu, eu ficaria feliz e agradecido se alguém me disser verdades que possam me fazer crescer como humano, como filtro com grande humildade as críticas de alunos e colegas. O que me habilitou a articular essas idéias foi a minha experiência nessa paróquia, bem como a minha condição de brasileiro, graduado em filosofia, formador de opinião, articulista de blogs, e um filho de Deus que assume a sua condição de menor dos professas que sabe que o PÁROCO não é mais e nem menos do que ninguém dentro de uma comunidade cristã verdadeira. O padre é um colaborador que se colocou a servi como administrador, e hierarquia de títulos e intitulados não é nada diante de Deus, onde todos somos filhos muito amados sem distinção. Deus lhe guarde sempre. E mil perdão se pareceu que quis prejudicar a paróquia, jamais, espero que a cada dia seja um local do encontro de irmãs e da frutificação da espiritualidade cristã. Forte abraço Sr. Anônimo.

    ResponderExcluir
  13. Ao anônimo do dia 3 de maio de 2011, dás 06:50
    >>>>

    Muito valida a reflexão. Porém te diria que é demasiadamente complicado enxergar a figura de Cristo em alguém tão áspero... Tem gente que é ótimo como pessoa, mas seria muito melhor se lidasse com madeiras e gado em uma fazenda ao contrário de trabalhar com pessoas, histórias, humanos, espíritualidade... Compreende?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por se pronunciar. Se a religião e a crença não mudam, não quer dizer que a instituição Igreja não deva mudar, nem que aqueles que dela fazem parte não possam ou devam ouvir a opinião de outra parte tão ou mais importante: os fiéis. Fiquei triste ao ler alguns comentários raivosos, escritos no intuito de ofender, não defender. É uma pena que, mesmo nos "tempos de hoje", algumas pessoas não saibam encarar uma crítica como oportunidade para melhorias.

    ResponderExcluir
  15. ninguem e um pucha saco e sim temente a DEUS não se fica em uma paroquia so por ficar fica quem AMA a DEUS e nada abala o AMOR e a fé que se tem NO NOSSO PAI DO CEU...MAS TAMBEM NÃO SEI PRA QUE FICAR DEBATENDO COISAS QUE NÃO TEM NADA A VER AS PESSOAS PLANTAM E DEPOIS COLHEM E ISSO QUE DEVEMOS EXPOR E NÃO DEFEITOS MAS SIM TODAS AS QUALIDADES....NÃO REQUER A NINGUEM JULGAR OU EXPOR DEFEITOS ALHEIOS MAS SIM AJUDAR O OUTRO E COMO IRMÃOS DEVEMOS AJUDAR AO PROXIMO SEM OLHAR A QUEM PORQUE JESUS O FEZ NÃO QUEREMOS SER JESUS MAS SE PRETENDEMOS SER MISSIONARIOS SIM DEVEMOS SELECIONAR NOSSAS PALAVRAS.....FIQUE EM PAZ...DEUS ABENÇOE TODOS QUE LEU ESTA CARTA E NÃO CONDENE NINGUEM CUIDADO.....CUIDADO....CUIDADO....CUIDADO.....

    ResponderExcluir
  16. Eu não sei o que houve com você para se sentir tão revoltado, mas eu penso que as coisas tem que serem resolvidas mais claras. Postar umas informações é se esconder não ter coragem de falar olhando na cara, ficaria melhor é muito feio postar informações , mostra que é preciso ter mais carater. Eu fico pensando as críticas são importantes para o crescimento, mas dessa forma é ridícula postada num blog. Resolva seu problema direto e não falando pelas costas, tentando influenciar outros. Não somos perfeitos e crescemos através das críticas construtivas, agora maldosas não. O que você aprendeu como coroinha, ódio? Onde está o ensinamento religioso, se é que você acredita, pois pra mim não está mostrando isso, e sim uma profunda frustração. Não é por aí.

    ResponderExcluir
  17. Antigamente eu tinha o prazer de participar das missas na Paróquia São Joaquim, lugar onde batizei, fiz minha primeira eucaristia, minha crisma e esperava me casar lá também, mas hoje não dá pra se fazer mais planos, pelo menos enquanto aquele padre arrogante, bruto, sem educação estiver lá, sem falar que ele só pensa em dinheiro, e acha que construir igreja é um super mérito, isso é mérito dos pedreiros, ele é um padre, deveria restaurar vidas, corações e não amargurar as pessoas com sua cara feia até mesmo durante as missas, tratando as pessoas com falta de respeito...Lhe parabenizo por sua coragem, lembro de vc aqui e da quanto vc serviu essa paróquia, não ligue para as criticas, se todos tivessem a coragem de fazer o que vc fez, quem sabe seria diferente...Lembrando aos amigos que postaram...A IGREJA É UM LUGAR PRA SE REZAR, TER UM ENCONTRO COM DEUS, E NÃO UM QUARTEL, ELA NÃO TEM DONO E SIM UM REI...QUE É DEUS, NÃO O PADRE..ABRAÇOS...PAZ...

    ResponderExcluir
  18. Ítalo, você realmente foi muito forte nas palavras. Acho que não faltou com a educação, só foi sua forma de dizer a sua opinião. Que por sinal disse muito bem o que muitos "bundões" não tem a coragem de dizer pra ele. Eu também deixei de ir a missa lá, mas um dia ele ainda sai.
    Não leve a mal essas pessoas estúpidas que estão tentando te ofender, no fundo é inveja da sua coragem. hieiehe

    ResponderExcluir
  19. E DIGNO RECORRER A PESSOA E DIZER O QUE SENTE....4 de maio de 2011 06:01

    devemos acolher cada pessoa em suas condições e estou muito triste com vc sabe escrevendo estas coisas não consigo me recordar daquele coroinha simples atensioso humilde e leal me parece que vc se tornou outro e guarda magoas em seu coração não e assim que devemos nos posicionar com criticas a alguem que presa tanto por sua comunidade se alguem te fez algo deve relacionar-se diretamente e digno de um apostolo de cristo o que todos devemos ser..serviu um dia ao altar e hoje se posiciona desta maneira sim estou triste e sei que muitas pessoas ficaram ou vão ficar ao saber disso...e claro sua familia que e tão participativa da igreja seua avos...nossa triste mesmo..no inicio ficava triste tambem com a maneira do paroco ser proibindo de bater palmas cantar musicas animadas mais nos devemos obediencia não por medo de nada mas sim por AMAR a DEUS e quem obedeçe sempre e feliz e isso mesmo devemos obedecer mesmo não concordando..ai passou-se o tempo e aprendi a AMAR o que não conhecia...nem conversava com o paroco agora o AMO pois ele não e quem vc diz ser.....VC NÃO CONHECE ELE PRA FICAR JUNGANDO ELE DESTA MANEIRA...não amamos o que não conhecemos....e se vc conheçe a palavra de DEUS E A ama não deve ser esta pessoa quem escreveu mas sim uns relapsos que se passou em sua mente pra poder escrever desta forma...E PORQUE NÃO DIZER as qualidades de uma pessoa..não disse que temos um coral lindo na igreja agora sabe porque vc não participa mais não disse que quando precisamos do paroco ele sempre nos acolhe não disse que ainda temos sim jovens presentes e perseverantes pois vc não foi na via sacra da igreja la estavam grandes jovens na sacristia da igreja rezando por todos nos...iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....................poderia ficar dias e dias mostrando pra todos que estão lendo e entrando nessa sua que não e por ai que julgamos um padre tão abençoada...e não existe isso de pucha saco porque não se ganha nada fazendo isso...se fosse por conta de palavras iiiiiiiiiiiiiiii todos nos ja teriamos abandonado a igreja e se o paroco fosse essa pessoa quem vc diz não teria mais nem uma alma viva na nossa paroquia ..........não nos abala faz e ficarmosmais fortes ainda mais com a presença de DEUS jesus e maria em nossas vidas e o paroco tambem............
    PORQUE PRECISAMOS DEMAIS REZAR PRA ELES PRA ELES SEREM MAIS SANTOS NOSSO PAROCO SEMPRE DIZ REZEM PRA MIM PORQUE SOU FALHO COMO VCS E ASSIM..
    TUDO BEM SE VC SE EXPRESSOU MAIS DEVE IR AO ENCONTRO DO PAROCO...E SEMPRE DIZER DIRETAMENTE A ELE...
    FICA COM DEUS...........
    DEUS ABENÇOE SEUS CAMINHOS....
    TENHO ESPERANÇA QUE DEUS VAI RENOVAR SUA VIDA...TRANSFORMA-LA COMO SEMPRE TRASNFORMOU E MUDOU A MINHA....ATE PODERIA DIZER UM MILAGRE QUE ACONTECEU EM MINHA VIDA MAIS FICARIA AQUI O DIA TODO POIS REALIZA A CADA DIA....POR SER FIEL E PERMANECER FIRME NA FE EM NOSSO PAI NÃO DESISTINDO POR NADA....
    FIQUE EM PAZ......

    ResponderExcluir
  20. Obrigado minha cara Mônica Amorim. Estamos inseridos em uma cultura que não difere religião de religiosidade / Religiosos de Deus. Mentes que não se abriram ao conhecimento e se incomodam quando o seus "templos de ideias" são questionados.

    ResponderExcluir
  21. Ítalo, vç está de parabéns, esse padre deveria ao menos fazer o que prega, ou será que ele é do tipo que pensa,faça o que digo e não o que faço? Como podemos acreditar ou respeitar um padre que joga pragas, que se acha no direito de decidir quem vai para o inferno ou para o céu, faça-me o favor né?! Ele tem que entender que ele está ali para fazer o que Deus manda e que isso não lhe dá o direito de agir com tanta arrogância, mais sim o dever de agir o mais próximo da vontade de Deus, ter humildade, tolerância, não julgar e vários outros que acredito que ele conheça só não está pregando...! ELIZABETE

    ResponderExcluir
  22. NÃO TENHO MUITO O QUE RESPONDER POIS ACIMA DEIXEI CLARO A MINHA INTENÇÃO E OUTROS QUESTIONAMENTOS QUE ESTÃO SENDO NOVAMENTE LEVANTADOS.


    EM SUMA: >>>> Eu tenho uma história que deve ser respeitada. Não penso ser justo levarem pro lado pessoal, afinal não fiz isso, não disse do "cara" o que sei que o fere na sua moral. Apenas o questionei como PÁROCO PREPOTENTE. E se em troca querem me questionar devem o fazer em base ao que me exponho: como opinador.

    Tenho a minha fé e respeito muito a fé dos outros. Só não acho nada certo uma FÉ BURRA que eleva o padre em nome de Deus. PRECISAMOS DE UMA FÉ SÃ, ou seja uma fé sadia, santa, prudente.

    Tenho orgulho dos tempos em que fui um coroinha admirado por todos, bem como de um líder de jovens e um seminarista. HOJE TENHO UMA FÉ MAIS AMADURECIDA, E DISSO TAMBÉM NÃO DEVO ME ENVERGONHAR. Deus é muito simples todo o sistema religioso que o complica, dá a Ele um valor financeiro, uma postura de regras e leis, uma burocracia dogmática e hierárquica. DEUS É AMOR É PRECISAMOS ENCHER-LO COMO AMOR QUE É.

    ResponderExcluir
  23. esse é meu amigo...
    fiz a leitura de sua carta...que por sinal está muito bem argumentada.
    mas pergunto? já obteve resposta das autoridades eclesiásticas???
    você sempre teve esse lado muito questionador... uma visão muito ampla das coisas e busca de conceitos e aprofundamentos.
    pra mim...perfeito
    ter esta visão e calar-se
    seria a mesma coisa de ir contra seus princípios
    e convenhamos...nunca fui com o senso pastoral e sacramental do Rev° Padre Aloisio

    (quem escreveu foi um ex-coroinha da paróquia e hoje membro religioso de uma Congregação Católica.)

    ResponderExcluir
  24. Fr.Tiago Mendanha da Silva, CSsR.4 de maio de 2011 07:32

    Algumas considerações tenho a fazer: Primeiramente sou Missionário Redentorista da Província de Goiás. Exerço minhas funções pastorais em Trindade(paróquia e basílica). estou sendo "gerado" por Deus afim de ser Padre Redentorista. Muitas de suas inquietações são as minhas inquietações, aliás o vaticano II diz que as inquietações e angústias do ser humano são inquietãções e angústias da Igreja. COnsidero sua reflexão digna de alguém que ama a "Mãe Igreja", mas uma reflexão demasiada rude. Caro irmão não pense que estou querendo defender o seu pároco! Na realidade quero contribuir à sua reflexão. Dizem que duas cabeças pensam mais que uma, e assim considero uma verdade. No seu texto você relata que o "Deus carrasco" do pároco é diferente ao do Cristo, o credito das suas palavras são incontestáveis, pois você vive essa realidade na sua comunidade; no entanto vejo que é preciso até mesmo nas críticas sermos requintados com as palavras, para que não caiamos na atitude farisáica. Reflita comigo: Se o Cristo Jesus é como o Pai Eterno misericordioso, como ser misericordioso com aqueles que não nos são agradáveis? Afinal quando você faz uma diferença com as concepções de Deus do paróco e do BOM MESTRE, não estaria,você Ìtalo, sendo, também, diferente do Deus de JEsus? Se não cortamos o ciclo de violência de ambas as partes, violentos seremos, e pior: de Cristo não seremos. Entendo suas insatisfaçoes, mas é preciso sermos mais humanos nas palavras. Agradeço a você pela sua opinião. É tempo de ser Igreja e caminhar juntos. Uma vez mais repito: não estou a favor das velhacarias do pároco, mas também não estou a favor das suas palavras duras e nada evangélicas. Afinal, o que consiste o amor de Deus, senão o respeito mútuo! Agora norteo minhas palavras àqueles que comentaram o seu texto: no domingo de ramos vimos que aqueles que aplaudiam Jesus, logo mais tarde o crucificaram. Uma pergunta eu faço: Porque comentar um texto de via pública e pessoal como anônimos...? penso que citar um pensamento de forma anõnima sobre algo ou alguém é no mínimo covardia. Ser sincero(A) e coerente dói, mas necessário é para aqueles que se propõe a serem discipulos(a) de Jesus, porque se assim não formos, continuaremos na mediocridade, fazendo a mesma coisa que o padre fazendo está. Eu Sou Frater Tiago Mendanha da Silva, CSsR; e posto a minha reflexão de um futuro padre, acerca da reflexão do Ítalo ao seu pároco, e de uma comunidade anônima. E se me permitem dizer as pessoas que aqui comentaram no anonimato, ainda não descobriram o dom de Deus de "amar" sem ter medo de se expor. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Ítalo eu sou o Anônimo 3 de maio de 2011 05:18, primeiro queria dizer que quando falei sobre “grandes mentes” não quis ironizar na verdade foi porque li outras matérias do deu blog e vi que você tem bons conhecimentos em filosofia e literatura (tirando a parte religiosa claro que sei que você também tem sabedoria) e aparentemente tem sede por ainda mais informações, e isso como eu disse e digno de “grandes mentes”, te parabenizo pela sua atitude já que disse que enviou ao padre e ao bispo uma copia da carta, isso sim e o que devemos fazer para tentarmos mudar a realidade da paróquia, em relação ao padre, quero dizer também que não escrevi para te agredir ou algo assim apenas queria mostrar também o que penso sobre isso, eu também não sou chegado ao padre e acho que ate já deveria ter sido feito uma votação, carta da comunidade, abaixo assinado ou o que quer que seja, para tentarmos ao menos mudar a consciência do atual pároco, sei que isso não e fácil mas também sei que a maior parte da comunidade não esta satisfeita e acredito que a massa unida faria diferença, porem só quero dizer mesmo que ainda creio que foi injusto expor os problemas da paróquia que acabam sendo da comunidade desse jeito, porque vc querendo ou não teve repercussão e isso gerara criticas não só ao padre mas a todo os fieis daquela igreja, mas e isso sei dos seus feitos dentro da igreja vc provavelmente não me conhece e nem teria a necessidade de tal, pq como disse não sou voz ativa da igreja nem um fiel La muito bom. Então agora pro Kesley, não quis divulgar meu nome aqui mas depois falo com vc que fui eu que escrevi e ai vc diz ao Ítalo quem eu sou blz, ate pq nem acho legal me divulgar pq quase ninguém sabe que existo la mesmo e também adoro criticar o padre rsrsrs, blza e isso como disse antes Paz e bem kra e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Quem deixa um comentario a seu favor, nao passam de umas pessoas vazias e ignorantes.
    Pelo amor de DEUS neh gente, acordem pra realidade. Este rapaz nunk foi exemplo a ser seguido, prestem atençao. PENSEM: Vçs estam parecendo no ato da cruz qu libertaram barrabas e crucificaram jesus. Este rapaz esta com orgulho ferido, por ser um fracassado ate mesmo sentimentalmente. Pois nao tem explicaçao viu.

    ResponderExcluir
  27. CRIA VERGONHA SAFADO VAI PROCURAR UMA MALA DE ROUPA PRA LAVAR.

    ResponderExcluir
  28. LsP????
    o que é isso uma nova Droga????

    Quem não é exemplo é esse Padre, que só pensa nas finanças, bajula aqueles que tem condições financeiras favoráveis, é mal educado, não cativa ninguém, a não ser os bem favorecidos de grana, Ah tá...é pq a obra tem que continuar né esqueci...

    ResponderExcluir
  29. CORREÇÃO:Anônimo 4 de maio de 2011 08:52, quem tem que criar vergonha é vç, o Italo não é safado e sim corajoso, pois escreveu aqui o que muita gente quer falar e não tem coragem, bem se vê o tipo de gente que é vç......
    Elizabete!!!
    O correto é Anônimo 4 de maio de 2011 08:36!!

    ResponderExcluir
  30. Dou Graças ao Deus porque na minha igreja não tem um Padre assim...Amém...

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde a todos,
    ao Anônimo 3 de maio de 2011 05:18,
    >>>>
    Imagino quem sejas tu. Compreendi muito bem e sem problema da minha parte. Toda luz do céu pro teu viver.

    ResponderExcluir
  32. Acho cômico como as pessoas se inclinam a certos níveis afim de ofender-me. À vocês a minha mais penosa paciência e compaixão.

    Se levaram pro lado pessoal só posso concluir que não tiveram capacidade intelectual, cultural, filosófica, teológica e social de compreensão.

    ResponderExcluir
  33. Frater Tiago Mendanha;
    Acolho com grande compreensão as suas palavras. Obrigado ao que cabe agradecimento, e te desejo um caminho vocacionl brilhante, afim de que se torne um missionário reflexo do Redentor. "Nisso reconheceram" que és um discípulo.

    ResponderExcluir
  34. INFÃNCIA MISSIONÁRIA4 de maio de 2011 14:29

    Está mensagem é para te alegrar e te dar forças para enfrentar esta fase, que está sendo tão difícil de encarar.

    Faça de seus pensamentos a força de que está precisando.
    Esqueça as coisas ruins e limpe a mente cultivando somente bons pensamentos.

    Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente.
    Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.

    Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive.

    Portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz.
    Procure plantar sementes de amor e otimismo na sua vida e você colhera sempre maravilhosos frutos.
    Eu acredito em você.

    VC E ESPECIAL PARA DEUS E QUEM TE CERCA DE CARINHOS E ATENÇÃO.FELICIDADES E EU SEI QUE NADA TE ABALA SE TENS DEUS E FÉ NO CORAÇÃO NÃO ME IDENTIFICO PORQUE NÃO E NECESSARIO.SEI QUE VC SE SENTE AMADO E GOSTE OU NÃO VC E SABIO MESMO ESCREVENDO COISAS QUE PODE OCASIONAR ATRITO.VC E MUITO AMADO.SEJA FELIZ E SO NÃO POSTA MAIS COISAS ASSIM DIZ PRO PAROCO PESSOALMENTE TALVEZ CONSIGA SEUS OBJETIVOS.

    ResponderExcluir
  35. Tiago Silva Ferreira4 de maio de 2011 22:51

    Boa noite!
    Meu amigo Ítalo! Como sempre polêmico, mas firme nas suas convicções e a cada dia moldando e remoldando a sua fé. Creio que quando estamos dentro da comunidade temos uma influência muito grande e vemos um tipo de realidade e nela acreditamos. Quando nos afastamos um pouco, vemos as poeiras que a cerceia e onde precisa de reparos. Pois bem, lendo a tua carta lembrei-me do quanto falava cheio de orgulho de sua paróquia, isso há uns 7 a 8 anos atrás. Fico triste em saber que hoje o seu pároco está tomando esse tipo de atitude. Creio que a intenção dele (a princípio) é benéfica, pois visa aumentar e dar conforto aos fiéis da paróquia, mas nesse processo há de se verificar se o templo de fato esta se tornando IGREJA. Como li em alguns comentários anteriores que citara a questão da ampliação dos templo e que agora concentrara um número maior de fiéis; a questão das missas nas outras capelas como fatores que "esvaziam" um pouco a matriz, vejo que os argumentos são plauzíveis, porém há se esquecido de citar que a comunidade também aumenta com o tempo. O número de fiéis tende a crescer com o tempo e que proporcionalmente a idéia de volume deverá se manter constante. Lembrando bem que é a idéia!
    Assim como você vejo a religião como uma forma de ligar-nos à Deus e aos irmão, afinal: somos vocacinados à Trindade. Porém, o que a igreja se esquece é que os fardos são pesados demais e que, muitas vezes são desumanos. Estamos tendendo há uma época de farisaísmo... Não defendo aqui a questão de que não deve existir leis. Leis sendo como um código ético no qual é suportável e aceito (não imposto) a todos. As leis devem existir, mas devem condizer com a realidade, respeitando os limites humanos e a liberdade de não aceitá-la.
    Sei que essa reflexão, mesmo que um pouco confusa por causa das horas que avançam, vai render muito ainda, mas fico feliz, pois a sua postura foi a de um profeta: denunciar e anunciar! Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Obrigado a quem respondeu em nome da INFÂNCIA MISSIONÁRIA;
    Um dos primeiros movimentos da paróquia que eu participei. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  37. é meu querido Tiago, mesmo na distancia fala do meu processo de vida como quem nunca esteve longe. Diz em compreensão.
    Sua reflexão tem uma validade preciosa e talvez vai ao encontro de tudo o que sinto e penso. Toda felicidade do mundo pro teu caminho.

    ResponderExcluir
  38. Pelo amor de Deus italo pela a criação que vc teve pela base familiar que vc tem , não espera uma atitude dessa sua nunca , vc tem direito de ser o que vc quizer mas respeite o proximo como vc deseja ser respeitado , se o paraco e a paroquia não te faz bem procure participa de outra mas não tente colocar a comunidade em atrito com o paraco , porque paraco vai embora mas a comunidade fica .

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Leandro,
    obrigado pelo conselho. Eu não estou colocando a comunidade em atrito com o pároco. Apenas coloco em evidencia o atrito que já existe mas as pessoas covardemente se calam. E disse bem, o pároco vai mas a comunidade fica, o horror é ficar na comunidade o estrago que ele fez.
    Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  40. Leandro, o Ítalo não desrespeitou ninguém, ele apenas escreveu aqui o que muita gente pensa e não tem coragem de falar, muitos já nem vão mais a missa devido a falta de educação desse padre, e até qd pessoas terão que deixar de ir a determinadas igrejas por causa de absurdos ditos por pessoas que deveriam pelo menos ter sabedoria para falar com as pessoas, o Italo não está colocando ninguém contra o padre, ele está dando a opinião dele e que por sinal é igual a de várias pessoas, e tomara mesmo que esse padre vá embora estamos esperando muito por esse dia!!! Elizabete

    ResponderExcluir
  41. ...Respeitar os direitos dos outros, mesmo que não concordando, com suas idéias ou ideais, ser flexível, sem deixar de ser crítico, é respeitarmo-nos a nós mesmos e aos que nos cercam...
    Parabéns Ítalo!!!
    E só lamento por quem não é capaz de compreender um “desabafo” a uma pessoa que deveria ter mais zelo pela batina que veste.

    ResponderExcluir
  42. "Lps" francamente né? Vazio e ignorante é vç que não tem coragem sequer de colocar seu nome, vç realmente não deve seguir o exemplo do Italo, pois pra isso te falta muita coisa, dignidade, sinceridade, companheirismo e várias outras qualidades, principalmente coragem! Criticar é fácil, quero ver colocar sua cara a tapa, pois o Ítalo, escreveu e se identificou e vç quem é?? Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  43. Ítalo parabéns, vç escreveu aqui o que muitos pensam e não tem coragem de dizer!!! Esperamos mesmo que esse padre saia e bem rápido......

    ResponderExcluir
  44. parabens nada este anonimo das 11:40 não ta bem da cuca...coragem pra falar da vida alheia...todos saimos um dia ..ou morremos ne..para gente disso acaba com isso logo credo que horror..nossa

    ResponderExcluir
  45. MEU AMIGO ÍTALO ALESSANDRO, vc é um sonhador, e isso faz a vida mais leve! vc tem alma de poeta e isso nos torna mais suaves! entenda meu amigo,que pessoas como nós, que conhecemos a vida religiosa muito bem, que temos capacidade mental, moral, espiritual e humanitaria, nao podemos nos calar diante a hipocrisia que a nossa Igreja insiste em viver!!
    Fazer uma crítica não quer dizer que eu não ame a Igreja, pelo contrario. Mas entenda uma coisa meu amigo: Existe pessoas que tem necessidade da face mentirosa da igreja para se manter Firme, sem a ela certas pessoas se tornam seres humanos que relamente sao: deploraveis. Pessoas inteligentes, que fazem o bem, que sao humanos e consequentemente divinos, nao precisam de se apoiar em lideres religiosos que sujam o nome da Igreja, apoiam no Criador dela, apoiam naqueles que realmente viveram a Igreja fraterna: Jesus, Maria, Paulo,João, Francisco , Clara..... tantos...
    vc é um forte, vc é um pensador e nao deixe as mentes limitadas de pessoas medrosas, e estagnadas calar tua expressao.
    Antes eu queria levar o Evangelho, mas hj Ítalo, é o Evangelho quemeleva!!!

    .Helen Dayane Alencar.
    www.dayalencar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Anônimo 5 de maio de 2011 14:16, quem não está bem da "cuca" é voçê, não estamos falando da vida alheia e sim da falta de educação, e sabedoria desse padre, ele trata as pessoas com extrema arrogância e muitas pessoas estão deixando de ir a missa devido a ele, e não venha me dizer que devemos ir a igreja independente disso, pois vamos sim por causa da nossa fé, mais ninguém vai suportar uma pessoa tão mal educada pregando o que ele mesmo não faz, ele tem sim que repensar a maneira com que trata as pessoas, ou então sobrará muito mais banco vazio na igreja, e sabemos muito bem que o que importa pra Deus é a igreja humana pois as pedras e tijolos ficarão!!!

    ResponderExcluir
  47. Muito Obrigado Dayane. Certamente seja isso. Fico na esperança que nos encontremos em Deus de Amor. Obrigado mesmo. Grande beijo no seu coração! E vou lembrar: Antes eu queria levar o Evangelho, mas é o Evangelho que me leva!!!

    ResponderExcluir
  48. Tenho pensado no que a Dayane disse:

    "Antes eu queria levar o Evangelho, mas hoje é o Evangelho que me leva!!!"

    OLHEMOS PARA A COMUNIDADE FORMADA POR JESUS, ANALISEMOS AS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS, E ME DIGAM: É A MESMA IGREJA DE HOJE?
    CADÊ O ARDOR, A FRATERNIDADE E A ESPÍRITUALIDADE CRISTÃ?
    OS PADRES E BISPOS SÃO DE FATO CONTINUADORES DOS APÓSTOLOS?

    PENSE...
    PENSEM....

    ResponderExcluir
  49. não ligo para o que vc fala 6 de maio 5:17 vc conserteza e uma pessoa fraca que não tem conciencia propria pois concorda com tudo que dizem ...nem vou te responder mais porque não me cabe isso..o que me importa eo italo ele sim me importa porque ja me foi e e alguem especial...nem ligo nada mesmo para o que vc e e deixa de ser ..e não e vc quem vai me mostrar nada de concientizaçaõ humana e sim a sabedoria que o paroco passa pois ele e muito sabia mesmo com todos estes insultos a ele..e pra mim ele transmite segurança e desperta a DEUS em meu coração aposto que nem chegou a falar pessoalmente com ele um dia..um paroco que gosta da comunidade quer sempre acolher e dar aconchego a ela ...vai durmir vc porquenão tem mais nada pra falar e isso.mesmo..o italo ta certo sim em enviar para o paroco isso mais expor em um sait não sabe porque podem ate denuncia-lo por desacato e tem gente para ser testemunhas do paroco isso e o que não falta ......

    ResponderExcluir
  50. Primeiro eu não publiquei o nome do pároco.
    Segundo, sou brasileiro e a nossa constituição nos garante a "Liberdade de expressão", que é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

    Constituição brasileira de 1988

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    V - o pluralismo político
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.


    REPITO: EU NÃO CRIEI PROBLEMA, APENAS COLOQUEI EM EVIDENCIA UM PROBLEMA QUE EXISTE. EU NÃO DIFAMEI NINGUÉM, MUITO MENOS A PARÓQUIA COMO UM TODO, APENAS ARGUMENTE MINHA OPINIÃO A RESPEITO DE UMA PESSOA ENQUANTO LÍDER PAROQUIAL. ESSE FATO O FAZ PÚBLICO E COMO TAL SUJEITO A CRÍTICAS.

    ResponderExcluir
  51. >
    >
    >
    >
    >
    >>>>>>>>>>>>>>
    Por favor, seja quem for que esteja postando como anônimo, mantenha o nível. Não use palavras baixar. O debate sadio enriquece o conhecimento. Mas discussão tendenciosa e inclinada ao pessoal somente nos empobrece. Por favor, colaborem.

    <<<<<<<<<<<<<<<<<
    <<
    <
    <
    <

    ResponderExcluir
  52. Cada um tem direito de falar e pensar o que bem quer... mas vc ja parou pra pensar na sua atitude,se não se sente bem na paroquia são joaquim vai em outra paroquia temos que procurar buscar a DEUS e não ficar falando do próximo, passe a rezar por ele e não faz o que vc esta fazendo ou acha que com isso vc vai tirar ele da paroquia.Seja mais sábio cada um vive do jeito que acha certo então vida sua vida do jeito que vc acha certo e passe a AMAR mais o seu proximo.

    ResponderExcluir
  53. ATITUDE COVARDE A SUA!!! JA PAROU PRA PENSAR QUE ELE É UM CERVO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  54. Quantos julgamentos sem argumentações e fundamentos...
    Resposta pra vocês anônimos: 6 de maio de 2011 09:3 e 6 de maio de 2011 09:32
    Aqui:
    http://italofilosofia.blogspot.com/2011/05/esclarecimentos.html


    O Senhor Deus da Luz os esclareçam.

    ResponderExcluir
  55. Porque será que é mais fácil pedir ou expulsar os outros(neste caso o ítalo) para ir à outra igreja e não acolher como um cristão membro desta paroquia? É mais fácil exilar ou melhor esconder as criticas... Pensem como cristãos que vivem em comunidades... Busquem entender como viviam os primeiros cristãos e os ensinamentos de Paulo.
    Para refletir uma questão natural e que é relatado na bíblia: "É preciso podar a arvore para que se dê frutos bons... Umas 30 outras 60...90" frutos de qualidade e não pela quantidade!!! Parabenizo vc meu amigo ítalo. Abraços!

    ResponderExcluir
  56. Meu caro 6 de maio de 2011 08:17, o fato de não gostar da maneira com que esse padre trata as pessoas não me torna uma pessoa fraca, realmente concordo com o Ítalo assim como muitos, pois como pode ser visto aqui neste post as críticas são maiores que elogios, voçê não tem que se preocupar realmente com o que sou, afinal de contas nem te conheço e sinceramente não me importo com o que pensa, vç mostra com suas palavras o quanto gosta do Ítalo, agradeço a Deus por não ter no meu círculo de amizades alguém que goste dessa maneira de mim....
    Quanto a denunciarem o Ítalo isso pode até acontecer mais seria uma perca de tempo afinal de contas ele apenas expressou sua opinião assim como nós e isso é um direito perante a lei, ele não ofendeu ninguém, se existem testemunhas a favor do padre, imagine então quantas ficarão a favor do Ítalo, há e só mais uma coisa, meu dia é muito cheio de compromissos para que eu possa dormir agora, pelo seu perfil percebe-se o quanto é ocupado e cheio de sabedoria, então aproveite e descanse essa sua gloriosa inteligência!!! Tenha um otimo fds!
    Obs: Não tenho nada contra o padre apenas não concordo com a maneira que trata as pessoas, afinal de contas ele não é melhor que ninguém e deve respeitar as pessoas.

    ResponderExcluir
  57. Obrigado meu caro Marcelo Heleno, sua reflexão é valida. É glorioso se dizer cristão, mas se portar como tal é doloroso, e lamentável mas ao que vemos muitos querem apenas o rótulo. Abç

    ResponderExcluir
  58. Também não sou inimigo de ninguém. A QUESTÃO NÃO É PESSOAL.

    Como o Anônimo 6 de maio de 2011 13:10 disse, o que tenho criticado é a sua prepotência como líder espiritual da comunidade e um administrador paroquial.

    Obrigado a todos. Tenham um final de semana cheio de paz e alegria.

    ResponderExcluir
  59. Uma noite eu tive um sonho...

    Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

    Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

    Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

    Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

    - Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

    O Senhor me respondeu:

    - Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

    E ASSIM QUE DEVEMOS PERMANECER EM CRISTO..COM TODAS AS DIFICULDADES QUE PASSAMOS..ENCONTREI HJ ESTA MENSAGEM E RESOLVI COLOCA-LA..SEM MAIS NADA A DECLARAR PORQUE NÃO SOU NINGUEM DIANTE DAS GRAÇAS E BENÇÕES QUE CRISTO FAZ EM NOSSAS VIDAS..HAA SE QUISER OU SE ESTIVER LIVRE ALGUM DIA VENHA CONOSCO PARTICIPAR DO CERCO DE JERICO COMEÇA NESTA TERÇA FEIRA NA RENOVAÇÃO CARISMATICA VC VERA O QUANTO O PADRE NOS DEICHA BATER PALMAS REZAR ALEGRES E TUDO MAIS ELE NOS FAVORECE SEMPRE E SO PEDIR COM CARINHO E AMOR..ACHO QUE NAQUELE DIA VC NÃO CHEGOU NA MISSA EM UMA BOA HORA PORQUE TODOS SOMOS FALHOS SABE FIZEMOS DE TUDO PARA TORNAR NOSSA CELEBRAÇÃO EM UM ATO DE AMOR E CARINHO AO PAI..A COMUNIDADE E FELIZ PORQUE CONHEÇE E SABE DAS DIFICULDADES DO PAROCO ELE MESMO JA SE MANIFESTOU COM PERDÕES EM MISSAS E DIZENDO ASSIM PODERIA ATE TER GRAVADO
    OLHA EU SEI DAS MINHAS DIFICULDADES SOU UMA PESSOA FALHA COMO TODOS NOS PODEMOS SER..VENHA CONOSCO ALGUM DIA REZAR PELA SANTIDADE DELE E O QUE ELE NA PESSOA DE CRISTO QUER MAIS... IMPLORA POR ORAÇÕES..CORAÇÕES LIGADOS EM CRISTO E ISSO QUE DEVEMOS SER..

    ResponderExcluir
  60. Aprendi que cabe a nós cultuarmos a Deus.

    Deus quer que sejamos verdadeiros adoradores.
    Não foi muito claro ao dizer
    "Sei que o mistério da missa está no transcendental de uma liturgia belíssima que é a Celebração da Palavra e da Eucaristia."

    Desejo que convide-se a estar na total presença de Deus. Não conheço o paróco e não sei o que foi dito. Mas se houve mesmo a ministração da Palavra ela deve ser respeitada.

    Gostei da forma em que se expressou até mesmo da forma escancarada, mas lembre-se que a Palavra de Deus nunca volta vazia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  61. Italo Alessandro... Você passou dos limites... Olha para o seu passado, lembra da sua formação espiritual e de tudo que recebeu da Paróquia que criticou na pessoa do Padre. A Igreja na sua história, já foi muito criticada e ainda permanece de pé. Como conhecemos por meio da Igreja, muitos dos seus inimigos sairam de dentro dela. Você com essa sua carta está se colocando contra ela. Te conheço e ainda muito bem... Posso ajudar ao nosso Pároco, a colocar um processo jurídico contra a vossa pessoa... Pense nisso... Lembro do seu passado, do seu tempo de coroinha, de seminário, que não cheira muito bem, por causa da podridão que você esteve envolvido, naquela Comunidade Religiosa Católica e da sua opção atual e de como está vivendo. "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher" (Gênese 1, 27). Caro criticador, Deus não criou o estado neutro. E quem é você, com a sua mera filosofia, para criticar a santa liturgia. já estudou Teologia? É liturgo por acaso? Sei que tentou se defender diante de um comentário postado nesta página... Melhor não se defender... Pois merda ou bosta, no vulgo popular (o seu comentário) quanto mais mexe, mais fede! E quem teve coragem de ofender um "Outro Cristo", aqui nesta terra, deve também ter coragem de receber criticas. "Pois quem com o ferro fere, com ele mesmo será ferido". A minha vontade era poder digitar mais, mas como diz os antigos: "meia palavra basta para um bom entendedor".

    ResponderExcluir
  62. Caro anônimo: 10 de maio de 2011 09:30
    Vejo que lhe faltou compreensão quanto ao texto.Deixei claro minha intenção também nas respostas ao comentários. Porém você distorceu as coisas. Diz me conhecer muito bem, mas não parece. (por acaso quem é você?)
    Talvez essa publicação: http://italofilosofia.blogspot.com/2011/05/esclarecimentos.html, te ajude a respeitar melhor a opinião do outro.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  63. Ao Senhor Italo Alessandro: Comunicamos ao senhor Italo Alessandro, que está página foi copiada em arquivo (a carta e os seus devidos comentários), com o fim de abrir um processo jurídico. Por direito lhe comunicamos e agradecemos pela a sua atenção.

    ResponderExcluir
  64. ABRIR PROCESSO JURÍDICO... QUE RIDICULO, NEM NOME FOI CITADO NO TEXTO DO ÍTALO, OHH POVINHO SEM INSTRUÇÃO TELECTUAL. É CADA UMA KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  65. Gostaria de entender baseado em que irão processar o Ítalo, ele não citou nome de nenhum padre, nem mesmo da paróquia, qualquer um sabe que pra processar tem que ter sido dito NOMES, e aqui não tem NOMES!!!
    Ele expressou a opinião dele, agora se alguém achou as critícas aqui parecidas com alguém ai já não é problema dele!

    ResponderExcluir
  66. Caro Ítalo, poucos dias um amigo me mostrou essa carta, o fato é que de início lendo atentamente as características do padre em nossa mente já tínhamos o reflexo daquele no qual se refere “pároco prepotente”. Diante de tudo o que você escreveu, se percebe uma crítica, que a meu ver, é construtiva. O fato é que aqui em Anápolis (digo diocese) vivemos em um tempo em que não podemos manifestar qualquer tipo de opinião, digo isso por que eu a poucos meses ao falar o que se passava em uma paróquia fui expulso do seminário. Como é bom poder falar o que pensa, dizer o que quer quando não se tem nada para temer. Parabéns, pela carta vejo que suas palavras são também um desabafo de cristão descontente com a situação atual da paróquia, saiba que você não é o único descontente com paróquia e, por que não dizer a nível de diocese. Passamos por uma crise. Precisamos de pessoas que queiram ser ‘Gente’, pessoa. Não um ser isolado, de aparência santa e que no fundo é um sepulcro caiado.
    Para muitos a opção pela coerência e pela verdade dá maior visibilidade para a noção de justiça, por isso queremos liberdade pra falar o que nos inquieta. Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  67. ABRIR PROCESSO JURÍDICO... QUE RIDÍCULO, NEM NOME FOI CITADO NO TEXTO DO ÍTALO, OHH POVINHO SEM INSTRUÇÃO INTELECTUAL. É CADA UMA KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  68. A humildade é o primeiro
    degrau para a sabedoria
    (Tomás de Aquino)KKKKKKK
    QUE SARCAMOS DITAR ESTA FRASE COM UMA FALTA DE RESPEITO QUE ESTA NO TEU TEXTO MEU "AMIGO"...KKKK

    ResponderExcluir
  69. Concordo plenamente com você Italo Alessandro....As pessoas que administra essa paroquia só pensam neles e no ganho de dinheiro...do tesoureiro ate o pároco!!! Sao todos mercernarios, so privilegiam os ricos, eles acham que sao os melhores.

    ResponderExcluir
  70. Meu caro Ítalo,é lamentável que voce pense assim...e olha que voce usa bem as palavras, mas infelizmente nao concordo com voce em vários pontos...vamos por partes:
    *Quando voce se refere a quantidade de pessoas nas missas,ja fez as contas pra ver quantas missas tem nos domingos,e que nossa comunidade foi dividida?
    *Quanto aos frequentadores das missas...(pessoas de mais idade)mera ilusão sua,pois aqui na minha casa tenho quatro jovens entre 14 e 25 anos que amam as missas celebradas por ELE,sem falar eu e meu marido.
    * Meu caro...compara-lo a um CAVALO,isso foi cruel,já que somos feitos á imagem e semelhança de DEUS,mas já que voce pode compara-lo...voce já pensou em qual classe do reino animal voce se encaixa?
    *Quando fala do prédio,realmente está ficando lindo Graças a Deus , comunidade e a Ele também,porque não é fácil conduzir toda essa construção,realmente tem que bom....e Ele o é,acredita.
    Deixo aqui meu apelo...nao julgue por uma missa ou por opiniões de pessoas que no fundo tem muita inveja,somos uma comunidade de pessoas com poder aquisitivo relativamente baixo,e com a Graça de Deus e a força do Padre estamos conseguindo erguer uma bela Igreja,na sua totalidade pode ter certeza,com tijolos e concreto,e principalmente na FÈ,muita FÈ.
    A única coisa que voce disse dele que é realmente verdade é quando voce se refere á sua inteligência...é admirável ouvi-lo,acho que voce o conhece pouco,o que é uma pena,tenho certeza que iria aprender muito com ele,ele não é PREPOTENTE...ele é um belíssimo PASTOR,que sabe conduzir suas ovelhas,eu diferentemente de voce voltei a frequentar as missas por causa dele,fui profundamente tocada na missa de primeira Comunhão da minha filha Rafaela,que aliás fez Crisma no ultimo domingo,estava lindo.
    Mas voce ainda é muito jovem,tem muito que aprender,como nós todos temos, so te digo uma coisa meu caro,não julgue as pessoas com tanta crueldade assim, não se esqueça..."Quem com a espada fere,com a espada será ferido"!
    Meu nome é Lenir Borba e tenho muito orgulho de ser conduzida na fé por esse Pároco Prepotente.
    Fique na paz de Nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  71. Ítalo,se você quis com a sua maldita carta desmoralizar o nosso pároco não conseguiu ,pois a paróquia se fortaleceu mais ainda apoiando o Cristo por meio do sacerdote.Você foi usado pelo o inimigo de Deus, saiba que uma vez eu ouvi, que quando sofremos provações e continuamos proclamando a palavra de Deus e por que com certeza a graça está acontecendo, e o nosso pároco está abalando as estruturas do inferno com as missas as suas homilias,você ressalta que as missas estão vazias mas no domingo próximo passado foram 120 crismados na nossa paróquia fora as primeiras comunhões casamentos sendo regularizados,pessoas se voltando para Deus,as 3 procissões na sexta feira santa estavam com centenas de pessoas e você fala ainda que a nossa paróquia está morta eu creio que você está errado. Afinal de contas porque tantas críticas? Revolta e porque ele fala o que a igreja manda o que na lei de Deus é correto.Eu aprendi a amar mais a Deus e a igreja pelos ensinamentos dele(prepotente), e mais uma coisa ele sim é um grande administrador mais também um ótimo pai espiritual se tiver oportunidade venha se confessar com ele que eu tenho certeza que ele (pai)vai te dar a direção certa para sua vida, outra você disse que somava na liturgia(será que você sabe o que é liturgia a pessoa de um sacerdote?).Com a mesma medida que julgares sereis julgado espero que você arrenda-se do seus pecados e possa viver na paz do Senhor. Leia a Bíblia
    ICoríntios 6, 9 a 11 ( e a palavra do Senhor não e a do padre)

    ResponderExcluir
  72. ICHI ICHI ICHI ICHI ICHI MESMO AI FALOU BONITO MESMO PARABENS PRA VCS...PRINCIPALMENTE PARA LENIR..TEM TODA A RAZÃO .........NEM PODERIA RESPONDER A SUA ALTURA PARABENS FELICIDADES E O QUE TODOS NOS PAROQUIANOS DESTA BELA PAROQUIA GOSTARIAMOS DE FALAR MAIS VC RESUMIU MUITO BEM..SO QUEM VIVE E PASSA POR TUDO NA PAROQUIA E QUE SABE O QUE ACONTECE E FICA MAIS FIRME E FORTE NA FE MESMO TENDO ALGUNS QUE NÃO VALE A FE PARA CONTINUAR COM OS ERROS DAS PESSOA ...DEVEMOS OLHAR O BEM NAS PESSOAS E NÃO JULGA-LAS AI DE NOS PECADORES...

    ResponderExcluir
  73. Bandos de mercenarios esses menbros dessa comunidade!!!

    ResponderExcluir
  74. Confessadamente Arrependido - http://italofilosofia.blogspot.com/2011/05/confessadamente-arrependido.html

    Fico muito triste com a repercussão que isso tomou (Texto: Carta a um pároco prepotente). Deus conhece o meu coração e, certo ou errado, Ele sabe minhas intenções. Intenções estas que deixei claras no texto bem como nas respostas aos comentários.
    Quero pedir perdão a todos os paroquianos que se sentiram ofendidos, eu fiz crítica a maneira de administrar de um pároco, jamais quis ofendê-lo no pessoal e muito menos ofender esta comunidade que tenho muito amor e gratidão, creio ainda que foi por amor que eu escrevi tal carta.
    Foi associado a minha imagem um caráter de revoltado, lamento muito, pois essa rebeldia não pertence a mim. Lamento a inda ter decepcionado algumas pessoas, e saber que há pessoas sendo injustamente punidas em conseqüência das minhas palavras, pelo fato de terem concordado comigo o por simplesmente serem meus amigos ou familiares. Isso me deixou em dores.
    Estou convencido que não disse mentiras, porém como me advertiu uma sábia amiga, as pessoas não estão preparadas para escutar a verdade dessa maneira. Nas palavras de Jesus: “não jogue perolas aos porcos.”
    Ou seja, não errei no que disse, mas como eu disse... Fui áspero e me igualei a prepotência do criticado, confesso. Faltaram mansidão e caridade nas minhas palavras. Foi a minha maneira de dizer o que penso e creio. Sei que nisso eu errei...
    Outra vez o meu confesso pedido de perdão, se não for possível perdoar pediria a compreensão sistemática de minhas palavras. Também me entreteceu algumas iniciativas de paroquianos em causarem um sensacionalismo religioso atribuindo a mim horrendos palavrões e até mesmo a o estado de “possuído pelo demônio.” Causou-me risos essa ignorância.
    Enquanto o pároco esta anunciando na missa que eu terei o inferno a minha fé me leva a crer mais convicto de que o Céu começa aqui para aqueles que professam o amor em um Deus de Inclusão e Compaixão. Creio que somente Deus conhece verdadeiramente uma pessoa, por isso comungo com o mente e o coração livre, e ao que sei julgar é papel de Deus, bem como direcional pro “céu ou pro inferno”.
    O que pré-julgam com errado me aproxima ainda mais de Deus, pois só sendo assumidamente eu é que posso me direcionar ao Amor Misericordioso como as mãos limpas. E Dele receber toda força e sabedoria que preciso para viver.
    Tenho imenso orgulho da minha história. Sou grato aos meus queridos Milionários Redentoristas que me acolheram no seminário e me ensinaram muito da vida e da fé até mesmo depois que deixei a casa de formação. Sou feliz por ter feito parte da comunidade Santa Maria dos Anjos e ter convivido com a fraternidade franciscana. Orgulho de ter crescido dentro da sacristia dessa paróquia que por ora declara ódio a minha pessoa. Ate mesmo as coisas negativas que vivi na Igreja, hoje, considero como motivo de orgulho por em tudo Deus modelar-me e fazer de mim o homem-feliz diante do Céu e da Terra. E tantas outras coisas que orgulho que, todavia, prefiro não citar para não qualificar como currículo religioso.
    Seu eu estiver errado quanto ao que escrevi e creio suplico-te Deus que converta o meu coração para o caminho do bem. Pois não caminharei nessa vida em direção alguma que eu não esteja convicto de que seja o rumo da paz e do bem, da verdade e da redenção.
    Agradeço a todos que ao compreenderem as minhas palavras me defenderam, defenderam a por me conhecerem ou não. Porém devo agradecer também aqueles, que a pesar de não concordarem comigo me compreenderam e mansamente tentaram me corrigir. Enfim, a todos, ate mesmo aos que tem me xingado e devotado ódio, a minha mais sincera existência de limitação e o complemento dos meus sentimentos de abertura e amizade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo