Pular para o conteúdo principal

Ser professor - por Ítalo Silva

Sei que ser professor não é uma mera paixão para si mesmo. Transborda. ♥️ Não deve ser uma paixão pela vaidade do lugar de mestre absolutista que coloca as normas, doutrina com a sua verdade e controla os corpos: “pode/não pode ir ao banheiro... senta/levanta... fala/cala.” Ser professor é a estranha medida de mediar relações e provocar no outro o encontro em si de suas habilidades ao deliciar-se do prazer de relacionar com a sabedoria. Ser professor é uma atuação maiêutica - “parir das ideias”, ensinou o professor Sócrates.

No apontamento de conteúdos ser professor é levar o outro para se ver naquilo que é estudado e nisto se reconhecer como pessoa histórica e social... Ser professor é contribuir com a transformação que é causada com o 'amor pela sabedoria.' Ser professor é ser o profeta de novos tempos de um mundo em transformação e das transformações de mundos. Vejo que a educação tem se configurado para novas possibilidades e permanecer conservador e inflexível significa ser atropelado por este mundo em transformação.

É preciso fluidez e afetos! 
A rigidez do dono do saber já não cabe... estamos em “Terra dois”, como diz Forbes, e nela não há espaços para verticalidades. O professor não é mais o dono das informações, até por saber que quando a/o estudante não concordar se esclarecerá em uma rápida pesquisa na Internet. Assim não somos aqueles que sanam as dúvidas ao professarmos técnicas e teorias. Devemos implicar novas dúvidas que desafiem para a busca do conhecimento e promovam a autonomia. 
Ser professor não é tirar a liberdade é promovê-la.

Ser professor é olhar com afetos que humanizam. Estamos em época de máquinas e isolamentos onde que pouco ou nada ensina a ser um humano e nós nos humanizamos apenas pela linguagem dos afetos. Ser professor é ser, sobretudo, afetuoso.

Uma sala de aula é sempre, além de um espaço do estudo de teorias e técnicas, o laboratório da esperança de uma sociedade ética, tolerante e humanizada. Tenho dito que se a escola não promove autonomia a função desta se finaliza em alienação. #felizdiadoprofessor 

- Prof. Ítalo Silva, out. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questão 01  Quem foi o filósofo Platão?  É o segundo pensador dos clássicos gregos, foi seguidor de Sócrates, mestre de Aristóteles. Viveu em Atenas no século III a.C. Seus pensamentos são marcos até hoje na filosofia. Questão 02  Como foi chamado a Escola filosófica de Platão e ao que ela pretendia? Academia é a Escola de Platão, e buscava ensinar o exercício do pensar para as pessoas, a prática da cidadania política, filosofia e matemática. Questão 03  Como são e como estão divididos os escritos de Platão? São escritos em forma de diálogos. Conhecidos como os Diálogos de Platão. Estão divididos em três partes: a) Escritos da Juventude, onde relata os ensinamentos de Sócrates. b) Escritos da Maturidade e c) Escritos da velhice. Questão 04  Da Teoria das Ideias, de Platão, defina: 4.1 - Mundo das Sombras: É plano físico, onde não existe a Verdade, apenas sombras e cópias das Ideias. Tudo é mutável. 4.2 - Mundo das Ideias: É plan...

Questões respondidas sobre o Iluminismo

1)Quais são as duas principais visões sobre o iluminismo e o que elas dizem? 2)Quais são as sete ideias, tratadas em aula, que caracterizam o pensamento iluminista? 3)Qual o fundamento do Iluminismo receber o título de “Século da Luz” e “Idade da Razão”? 4)Comente sobre a tolerância e a liberdade dentro dos ideais iluministas de Estado Liberal no Iluminismo. 5)Qual o sentido de uma filosofia engajada e a expectativa de progresso defendida pelos filósofos iluministas? 6)O que é o deísmo iluminista? 7)Explique a bandeira de “Crítica ao antigo regime” como centralidade do Século da Luz. 8)Pesquise quais são os principais pensadores iluministas e qual a defesa de cada um deles. 

01_Resumo para estudos e revisões - Linha do tempo da Filosofia Antiga

- Para visualizar a imagem com melhor qualidade  clique aqui . - Para baixar em pdf clique aqui.