Sei que ser professor não é uma mera paixão para si mesmo. Transborda. ♥️ Não deve ser uma paixão pela vaidade do lugar de mestre absolutista que coloca as normas, doutrina com a sua verdade e controla os corpos: “pode/não pode ir ao banheiro... senta/levanta... fala/cala.” Ser professor é a estranha medida de mediar relações e provocar no outro o encontro em si de suas habilidades ao deliciar-se do prazer de relacionar com a sabedoria. Ser professor é uma atuação maiêutica - “parir das ideias”, ensinou o professor Sócrates.
No apontamento de conteúdos ser professor é levar o outro para se ver naquilo que é estudado e nisto se reconhecer como pessoa histórica e social... Ser professor é contribuir com a transformação que é causada com o 'amor pela sabedoria.' Ser professor é ser o profeta de novos tempos de um mundo em transformação e das transformações de mundos. Vejo que a educação tem se configurado para novas possibilidades e permanecer conservador e inflexível significa ser atropelado por este mundo em transformação.
É preciso fluidez e afetos!
A rigidez do dono do saber já não cabe... estamos em “Terra dois”, como diz Forbes, e nela não há espaços para verticalidades. O professor não é mais o dono das informações, até por saber que quando a/o estudante não concordar se esclarecerá em uma rápida pesquisa na Internet. Assim não somos aqueles que sanam as dúvidas ao professarmos técnicas e teorias. Devemos implicar novas dúvidas que desafiem para a busca do conhecimento e promovam a autonomia.
Ser professor não é tirar a liberdade é promovê-la.
Ser professor é olhar com afetos que humanizam. Estamos em época de máquinas e isolamentos onde que pouco ou nada ensina a ser um humano e nós nos humanizamos apenas pela linguagem dos afetos. Ser professor é ser, sobretudo, afetuoso.
Uma sala de aula é sempre, além de um espaço do estudo de teorias e técnicas, o laboratório da esperança de uma sociedade ética, tolerante e humanizada. Tenho dito que se a escola não promove autonomia a função desta se finaliza em alienação. #felizdiadoprofessor
- Prof. Ítalo Silva, out. 2019.
Comentários
Postar um comentário