Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva
1. Na
antiguidade, no contexto de florescer democrático grego, apareceu um grupo de
filósofos chamados de sofistas. Qual o tipo de homem ideal desse período e qual
era o tipo de homem
ideal no período anterior?
R. O ideal de homem no
período socrático é o homem orador, dado as configurações de política
democrática e de relações comerciais o contexto pede um homem capaz de usar bem
as palavras para ter a sua nobreza. Isso é o superar do idealizado pelo período
anterior, chamado período pré-homérico, onde o ideal de homem era o da força
física, ou seja, o homem guerreiro em uma sociedade aristocrática. Os sofistas, enquanto mestres da retórica,
vão ao encontro da formação argumentativa desse novo homem pulitizado e
comerciante que encontra sentido para as coisas na efetiva atividade pública no
bom uso da técnica da oratória.
2. 2.Quais
são os dois significados
de sofistas?
R. Dois significados são
apresentados quanto os sofistas. O primeiro refere-se ao significado da palavra
que vem do grego sophós, quer dizer: sábios. O segundo é uma mutação de
inversão da primeira que a crítica de Sócrates os apresentando como
pseudos-sophós, isso é, falsos sábios.
3. 3.Caracterize os
Sofistas.
R. Professores sábios
viajantes que comercializavam a arte de ensinar; Ensinavam a retórica e
qualquer coisa para que fossem contratados como prestação de serviço; Faziam
defesas públicas de opiniões próprias ou relativas aos seus interesses;
Inventores de palavras para expressão de ideias e argumentações; Elaboravam
argumentações para a persuasão sem comprometimento com a veracidade dos fatos
e/ou das coisas; Defendiam a verdade, a moral, a arte e o direitos dentro da
subjetividade; Mestres da retórica e da oratória.
4. 4. Qual
o sentido da arrogância
filosófica atribuída aos sofistas?
R. Como os sofistas se
diziam sábios em todas as ciências criavam uma identidade de arrogância e
prepotência em suas defesas. Geravam debates provocativos tentando sobressair a
própria interpretação sobre as coisas em ataque ao que fosse pensamento
diferente.
5. 5. O que é a erística
realizada pelos sofistas?
R. Erística era a forma
que os sofistas faziam os debates em conotação de embates públicos buscando no
ato encontrar vencedores e derrotados para o diálogo por meio da capacidade
retórica e não necessariamente dialogavam para encontrar a verdade sobre o
assunto debatido.
6. 6. Explique
a frase de Protágoras:
“O homem é a medida de todas as coisas.”
R. A frase de Protágoras
representa a subjetividade na compreensão da realidade. Cada pessoa desenvolve
a sua própria leitura das coisas e a validade e/ou invalidade epistemológica é
relativamente variável por se tratar de uma sentença elaborada por cada
sujeito.
7. 7. O que é a verdade para Górgias e qual é o sentido dele receber o título
de pai dos céticos?
R. Para Górgias o ser não
existe, se existisse não poderia ser conhecido e caso conhecido não poderia ser
ensinado sobre ele. Ou seja, Górgias não acredita que há uma verdade e por isso
é considerado um cético. O que consideram verdadeiro ou falso, segundo Górgias,
é apenas o convencimento sobre alguma coisa advindo da retórica. Logo, a
verdade enquanto uma ilusão da oratória é fruto da narrativa argumentativa e
não faz parte do sujeito e nem do objeto.
8. 8. Na
problemática entre Falso x Verdadeiro relate seu entendimento do relativismo
sofista.
R. O relativismos sofistas
trata tanto afirmações e negações de ideias e/ou fatos como uma perspectiva
subjetiva, ou seja, a verdade é uma construção do sujeito e não um fato fixo
revelado pelo objeto. Se a verdade não é objetiva o que se tem de verdadeiro e
de falso são interpretações, crenças, opiniões e defesas de conveniências. Os
filósofos clássicos, sobretudo Sócrates e Platão, vão condenar o relativismo
sofista dizendo que o verdadeiro filosofo busca a verdade por amor ao saber
enquanto os sofistas, na visão deles é um grupo de falsos filósofos, buscam a
mera opinião conveniente. Essa problemática de leituras objetivas e subjetivas
das coisas fizeram parte dos grandes debates filosóficos na História e ainda
hoje é um tema bastante divergente.
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