Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questão 01 
Quem foi o filósofo Platão? 
É o segundo pensador dos clássicos gregos, foi seguidor de Sócrates, mestre de Aristóteles. Viveu em Atenas no século III a.C. Seus pensamentos são marcos até hoje na filosofia.

Questão 02 
Como foi chamado a Escola filosófica de Platão e ao que ela pretendia?
Academia é a Escola de Platão, e buscava ensinar o exercício do pensar para as pessoas, a prática da cidadania política, filosofia e matemática.

Questão 03 
Como são e como estão divididos os escritos de Platão?
São escritos em forma de diálogos. Conhecidos como os Diálogos de Platão. Estão divididos em três partes: a) Escritos da Juventude, onde relata os ensinamentos de Sócrates. b) Escritos da Maturidade e c) Escritos da velhice.

Questão 04 
Da Teoria das Ideias, de Platão, defina:
4.1 - Mundo das Sombras: É plano físico, onde não existe a Verdade, apenas sombras e cópias das Ideias. Tudo é mutável.
4.2 - Mundo das Ideias: É plano metafísico, onde há a Verdade, as Ideias das coisas onde tudo emana. Tudo é fixo e imutável. A Ideia de todas as coisas.
4.3 - Sensível: é o Mundo das Sombras, onde se conhece pelos sentidos, para Platão isso é fonte de erro.
4.4 - Inteligível: e o Mundo das Ideias, que se chega pela razão e pensamento.

Questão 05 
Da Teoria do Poder Político, de Platão, defina:
5.1 - Rei-Filósofo:  é o ideal de governante, a cidade precisa ser governada com sabedoria e o filósofo seria a classe mais preparada para isso.
5.2 - Ordem política: a cidade deveria ser dividida em três classes, conforme a virtude de cada pessoa (virtude essa que se descobria pela educação): classe dos filósofos (governantes), dos guardiões (guerreiros e militares) e os trabalhadores.
5.3 - As mulheres no meio social: deveriam ter o mesmo direito dos homens, tendo acesso ao estudo de filosofia e matemática na Academia. 

Questão 06
6. Relacione o Mito da Caverna com a teoria do Mundo das Ideia.
O Mito da Caverna é uma fábula que simula a teoria da verdade absoluta para Platão. Temos como figura das sombras dentro da caverna que é o plano físico da alienação. Fora da caverna é a representação do plano metafísico onde há a Verdade absoluta. O que ele quer com isso é mostrar que é preciso desapego dos pontos de opinião e busca pela verdade das coisas. Luz = Verdade, escuridão = ignorância.
.
Questão 07 –
Da Filosofia de Platão, defina:
7.1 - Arte:  é enganadora e precisa ser evitada, pois se as coisas são cópias e a arte copia a realidade, ela é duplamente enganadora por ser cópia da cópia.
7.2 - O amor: é um sentimento valioso que deve ser construído no desapego das coisas matérias (físicas) e busca pela essência da alma
7.3 - Corpo: é a cadeia da alma, deve ser evitado os sentidos do corpo para um conhecimento verdadeiro. A virtude se faz pelo domínio das paixões do corpo.
7.4 - Alma: é a parte imaterial da pessoa que tem o sentido do seu ser racional.
7.5 - Dualismo:  é o duelo que há entre corpo e alma, sensações e essências, verdade e mentira, paixões e realidade.
7.6 – Ética: é o comportamento que faz da sua prática um espelho ao ideal de pessoa humana. Certo e errado não são questões de relativismo e sim de fundamento imutável. Existe, assim, um comportamento ideal como há um modelo ideal a ser seguido sempre.

Questão 08 
Qual o fundamento em dizer que a filosofia de Platão é o dogma do absolutismo total?
Toda a filosofia de Platão é fundamentada em uma verdade única e absoluta, constituindo assim, na história da cultura ocidental um desejo filosófico e religioso por buscar um ideal igualmente absolutistas. As escolhas humanas, em consequência desse marco no pensamento, estão condicionadas ao violento processo de buscar se encaixar em modelos de todas as coisas, cabendo nessa máxima a beleza, amor, moral, religião, e etc.

Questão 09 
O que é amor platônico? Justifique qual o motivo de receber esse nome.
O amor platônico é um tipo de afeição que ocorre no campo das ideias, ou seja, há total idealização do ser amado. Pode ser sem ou com um contato físico. É comum que ele apareça na adolescência por alguém próximo e/ou por um ídolo. Ele recebe esse nome justamente por Platão falar de plano idealizado na teoria Mundo das Ideias, porém esse não é o amor ideal para o filósofo.

Questão 10
Fonte: http://www.resumoescolar.com.br/wp-content/imagens/o-mito-da-caverna-de-platao.jpg

Como você vê a reflexão do mito da caverna entendida nos dias de hoje.

Existem várias relações possíveis para perceber a reflexão no mito da caverna na atualidade. O mito nos leva a entender que a vida pode ser enganosa por reduzir as coisas pelas aparências e não perceber o real. Com isso há o processo de alienação humana que acaba prisioneira, e se sente confortável nessa caverna, sem perceber o que de fato é a verdade da coisa. Várias são as correntes e as sombras na forte época midiática da internet, tv, filmes, novelas e etc. Para sair dessa caverna é necessário a crítica da filosófica que leva para a luz e liberta a pessoa de tal condição.


Professor Ítalo Silva, maio de 2014

Comentários

  1. Adorei as questões, pois resume aquilo que precisamos saber sobre Platão e muito nos auxilia nas aulas de Filosofia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Sobre Ética: essencialismo, Nietzsche, existencialismo e Kant