Tomás de Aquino - Um breve resumo da Filosofia Tomista (5 Vias)

TOMÁS DE AQUINO -  (1225-1274) Teve uma vida inteiramente dedicada a Igreja Católica, com muita meditação e estudo. Mas a sua filosofia parte da pergunta: Deus existe?
            Contribuiu muito com a Filosofia e a Teologia, mas ao contrário de Agostinho ele via a filosofia e a teologia como ciências distintas. Escreveu valiosos tratados, como a “Suma Teológica,” onde relata as cinco vias para a prova da existência de Deus.
            Tomás de Aquino foi totalmente Aristotélico, e como atribuem a Agostinho a cristianização do pensamento de Platão, a ele é atribuída a cristianização da Filosofia de Aristóteles.


5 VIAS PARA APROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS

1ª Via: Movimento – Utiliza-se do pensamento de Ato e Potência de Aristóteles, definindo o Movimento não como mero movimentar, mas as mudanças do ser. Se tudo é movimento é preciso que reconheça um primeiro motor a movimentar todas as coisas.
2º Via: Causalidade Eficiente – Fundamentada no pensamento Socrático, e tem muito a  ver com a primeira via. O Movimento é limitado? Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Sim o movimento e finito, por todo causa chega-se a um causante,  se  investigar a fundo chega a um causante incausado. A quem ele atribui a Deus.
3º Via: Contingente – Também partindo de uma investigação de ato e potência. Nem tudo tem sua razão por existi em si mesmo, por se chega a compreensão de um ser incontigente.
4º Via: Graus de Perfeição – Da filosofia platônica, Tomás de Aquino diz que na observância do mundo se percebe em todas as coisas a hierarquia, uma escada de submissão.  Do m menos não é possível se extrair o que for mais. “Os estercos servem as ervas, as ervas a vaca, que dela se alimenta. A vaca serve ao homem com o leite. E o homem a quem serve se não a Deus?
5º Via: Ordem do Universo – Há uma ordem perfeita em todas as coisas, não existe ordem sem haver uma inteligência ordenadora. Seria impossível acreditar que foi uma mera explosão que deu origem ao Universo, explosão é caos e não ordem. Como as águas estão perfeitamente reunidas no oceano? As estações do ano, Distância exata do Sol a Terra, nem próximo demais que mate todos queimados, e nem distante de mais que congelasse toda a superfície da Terra.

Dê-me, Senhor, fortaleza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir”
(Santo Tomás de Aquino).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo