Explicação da minha tatuagem: Atomismo filosófico


            A tatuagem é, em resumo, o símbolo da filosofia no núcleo do átomo.
            φ - O fi é a vigésima-primeira letra do alfabeto grego. Representa o Número de Ouro (*1,61 desde a antiguidade é o número encontrado na proporção da perfeição na arte e na natureza.) A letra φ é utilizada como logo para representar a filosofia. No desenho o φ aparece no próton do átomo, (*próton é uma partícula "subatômica" que faz parte do núcleo de todos os elementos. Convencionou-se que o próton tem carga eléctrica positiva.) Por compreender a filosofia como centro indispensável da existência e foco de ouro.
            O átomo é, desde os pré-socráticos, uma investigação incansável na ciência. Na história temos várias respostas físicas e químicas para o átomo, respostas essas que precisaram ser vistas e revistas diante de novas descobertas. Assim é na filosofia (“mãe de todas as ciências.”), verdades precisam ser compreendidas no fluxo do contexto subjetivo e histórico, vistas e revistas no aprofundar analítico.
            O desenho também aparece os elétrons: Subatómica e de carga negativa, é o responsável pela criação de campos magnéticos e eléctricos. Aqui ainda apresentam em simbologia ao pensamento filosófico que se produz em caminhos de contrários de positivos e negativos, como na Teoria do Eterno Fluxo de Heráclito.
Na história da filosofia os atomistas pensavam que a matéria era constituída por partículas minúsculas e invisíveis, os átomos (A-tomo), "sem divisão". Achavam eles que se dividíssemos e voltássemos a dividir, alguma vez o processo havia de parar.
            Para Demócrito, a grande variedade de materiais na natureza provinha dos movimentos dos diferentes tipos de átomos que, ao se chocarem, formavam conjuntos maiores gerando diferentes corpos com características próprias. Por fim o átomo expressa a força da matéria natural: Aristóteles acreditava que a matéria seria constituída de elementos da natureza como fogo, água, terra e ar que misturados em diferentes proporções, resultariam em propriedades físico-químicas diferentes.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo