Questões respondidas sobre Sócrates - Por Professor Ítalo Silva
1. Quanto ao contexto histórico e
social de Sócrates diga sobre
a) cidadania e realidade política:
b) família e profissões:
2. Sobre as diferenças entre
Sócrates e os sofistas, comente-as partindo da significação do debate erístico e do debate dialético.
3. Quem são os principais
escritores sobre Sócrates e quais as principais características dessa escrita.
4. Para Sócrates o que é...
)Ética
)Política
)Estética
5. Na filosófica socrática, o que é
o método
dialógico e
como ele é realizado pela maiêutica e a pela ironia.
6. Se fosse possível resumir a
centralidade do pensamento socrático qual seria?
7. Explique a frase de Sócrates: “Só
sei que nada sei.”
8. Quais os motivos pelos quais 'Sócrates foi condenado à morte'.
Respostas:
Respostas:
1. Quanto ao contexto histórico e social de Sócrates
diga sobre
a) cidadania e realidade política:
b) família e profissões:
R – a)
Nascido em Atenas no século de Péricles onde a democracia desenvolveu intensa
vida cultural e artística. Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente
considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os
filósofos que o antecedem são chamados pré-socráticos e os que sucedem, de
pós-socráticos.
b) Filho
de uma parteira e um escultor (mais tarde faz referências as profissões dos
pais na elaboração de sua filosofia, Sócrates foi primeiro soldado, escultor,
senador e mais tarde com a maturidade saiu a perambular pelas ruas de Atenas
como filosofo que dizia escutar a sua missão de tirar as pessoas da
ignorância.
2. Sobre as diferenças entre Sócrates e os sofistas,
comente-as partindo da significação do debate erístico e do debate dialético.
R – A
principal diferença entre Sócrates e os sofista e a compreensão sobre a
abordagem da verdade e dos valores. Enquanto para os sofistas tudo é relativo
ao sujeito, para Sócrates o sujeito descobre uma verdade objetiva. Com isso o
debate sofista era pela erística, ou seja, uma disputa, empregada com o objetivo
de vencer uma discussão e não necessariamente de descobrir a verdade de uma
questão como propunha Sócrates no debate dialético. Outro mais é que enquanto
os sofistas comercializavam o saber Sócrates condenava tal prática defendendo
que a filosofia deveria ser feita por amor e sem interesses.
3. Quem são os principais escritores sobre Sócrates e
quais as principais características dessa escrita.
R – Como
Sócrates não escreveu nenhuma obra, tudo o que sabemos ao seu respeito e sobre
suas defesas filosóficas são por fontes segundas. Sobretudo pelas escritas dos
seus seguidores, destacando-se três principais: a) os escritos militares de
Xenofonte; b) os textos cômicos de Aristófanes e c) os diálogos filosóficos de
Platão.
4. Para Sócrates o que é...
A) Ética
R – a) Em
Sócrates a Razão (alma) é a essência do homem, logo o comportamento deve ser
fruto de uma vida reflexiva, ou seja, a conduta deve ser resultado do pensar.
Para Sócrates a obediência à lei era o divisor entre a civilização e a
barbárie. Sócrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de
virtude, pois quem sabe o que é bem não poderá deixar de agir virtuosamente, a
partir de princípios gerais absolutos, tendo como fim da ação a felicidade. Em
síntese é uma ética pelo conhecimento e para à felicidade.
B) Política:
R – b)
Tendo a centralidade na razão, a pólis deveria ser conduzida com sabedoria. O
que mais tarde interpretaram por sophócracia. Os filósofos seriam os perfeitos
governadores pois somente eles têm a capacidade de entender os mais profundos
conhecimentos.
Nisso
Sócrates era contrário a aristocracia democrática. Pensava que em algumas
situações os tiranos podem até ser mais legítimos que a democracia.
C) Estética:
R – c)
Para Sócrates, "o belo é o útil", ou seja... a beleza, para o
filósofo não está associada à quão "enfeitado" for um objeto, mas em
quão útil ele for. Sócrates afirmava que nada escapa às imperfeições. Para que
o artista reproduzisse coisas belas, próximas do ideal de Belo, teria que
apelar à reunião de múltiplos de belezas espalhadas na Natureza.
A Beleza
ideal como a reunião dos fragmentos que compõem a Natureza caminhando no
sentido da desordem para a ordem. Para que encontremos a Beleza é necessário
caminhar pela estrada do conhecimento.
5. Na
filosófica socrática, o que é o método dialógico e como ele é realizado pela
maiêutica e a pela ironia.
R – A
filosofia socrática era desenvolvia mediante diálogos críticos com seus
interlocutores. Esses debates-diálogos podem ser divididos em dois momentos
básicos: a ironia e a maiêutica. A primeira parte ele questionava é a ironia.
No grego, ironia quer dizer “interrogação”. Interrogava seus discípulos naquilo
que pensavam saber. A maiêutica termo grego que significa “arte de trazer à
luz”, é a segunda parte onde pela ironia a pessoa realiza o parir das ideias. O
objetivo de Sócrates era ajudar os discípulos a conceberem neles mesmos suas
próprias ideias. Assim, transportava para o campo da filosofia o exemplo de sua
mãe, que sendo parteira, ajudava a trazer crianças ao mundo.
6. Se fosse possível resumir a centralidade do
pensamento socrático qual seria?
R – A
centralidade da filosofia de Sócrates está na busca do autoconhecimento,
“conhece-te a ti mesmo”, e nesse ‘parir das ideias’ encontrar em si, mediante a
universalidade da Razão, o Bem, o Belo e o Verdadeiro em instância
absoluta.
7. Explique a frase de Sócrates:
“Só sei que nada sei.”
R –
Sócrates buscava demolir o orgulho, a arrogância e a presunção do saber.
A primeira
virtude do sábio é adquirir a consciência da própria ignorância. “Sei que nada
sei”, dizia Sócrates apresentando a postura do sábio na busca humilde e perene
pelo conhecimento.
8. Quais os motivos pelos quais ´Sócrates foi condenado
à morte
R – Sócrates foi acusado pelo tribunal de Atenas
de corromper a juventude ateniense por suas ideias apresentarem uma
infidelidade aos deuses e a política democrática. Assim, suas críticas
apresentavam um risco para a manutenção da ordem da pólis. Sócrates dizia que
tinha um daimon interior, um ‘gênio’ que o instruía. Contra a democracia
apresentava uma política que fosse advinda meramente da sabedoria e não do
povo.
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