Não existe racismo com brancos

Não existe racismo contrário, ou o tal racismo reverso. O argumento é único: racismo não é apenas a ideia é sim uma matéria histórica. Então o termo racismo não se aplica em qualquer discriminação de raças. O termo expressa o conceito da HISTÓRIA DO PRETO.

O racismo antes de ser fundado em ideias é fundamentado na materialização histórica da questão. O racismo não é uma mera ideia de preconceito, mas é a discriminação encontrada na REALIDADE MATERIAL.

O racismo é real no que há de constituído sobre desigualdades socieconômicas, religiosas e educacionais. O retrato triste disto é encontrado cotidianamente em notícias de jornais e revistas, bem como naquilo que a sensibilidade no olhar é capaz de reconhecer nas relações sociais como um todo. 

Tratamos de sensibilizações das ideias para que tomando ciência da problemática sejamos capazes de reconhecer a necessidade de mudarmos a matéria injusta que a nossa história construiu. Falamos de consciência não para o simples fim do preconceito no âmbito da mente. A proposta não é a construção de "amizades entre branco e preto". O fim do racismo vai além de repensar as piadinhas ou para além da "vontade" que os brancos deixem de terem "nojo" de pretos. Dizer não ao racismo das ideias não encerra a questão. Nisto já caminhamos e ainda é preciso avançarmos mais...

O fundamental é reconhecemos a necessidade do fim do racismo materializado. Precisamos re-pensar o Estado que legaliza o racismo treinando policiais para classificarem pessoas pretas como "perfil suspeito". É preciso colocar na pauta empresas que ofertam cargos e salários inferiores considerando a cor da pele. Sem qualificar os entraves impostos aos pretos para o acesso ao sistema educacional, aos cargos de liderança em empresas, aos espaços judiciários... e não dá para se valer de argumentos que salientam os casos de exceções como se fossem a regra.

 A consequência da escravidão não é apenas a ideia de inferioridade negra e sim as condições reais que este conceito nos deixou. Histórias se paga com história. Somente conscientes do que foi e do que é a condição da pessoa preta é que nós vamos poder elaborar um novo processo histórico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo