Questões sobre os pré-socráticos e o início da história da filosofia ocidental


Φιλοσοφία,   do grego filo+sopho = amor ao saber, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. (Teichman, J.; Evans, K. C. Philosophy: a beginner's guide. 3rd ed. Oxford: Blackwell.)

A filosofia surge na Grécia no final do século VII e no início do século VI a.C. Dentre as condições históricas para o seu surgimento, destacam-se o desenvolvimento das viagens marítimas e a invenção da política.

Pitágoras, natural de Samos, é uma personalidade pluridimensional, que relaciona a matemática com a filosofia, reconhecendo à primeira um papel indispensável em nossa compreensão do universo.” (GUERREIRO, MARIO AL. Pré-socráticos: a invenção da filosofia. Papirus Editora, 2000.) Segundo Pitágoras a matemática seria o melhor caminho filosófico. Da harmonia das coisas ele diz: “O número é regente das formas e da ideia.” Além da “eternidade do Números”, o pensador e seguidores, deixam ao mundo ocidental a herança na crença na existência e imortalidade da alma. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo