Questões respondidas sobre Indústria Cultural

1. Quando e em qual obra aparece pela primeira vez o termo Indústria Cultural? 
Analisando a arte e a cultura no século XX, os filósofos Adorno e Horkheimer criaram o conceito de “indústria cultural”, que apareceu pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, publicado em 1947. O pensamento produzido pela Escola de Frankfurt, em geral denominado “teoria crítica”, exerceu grande influência na filosofia e nas ciências sociais ao longo do século XX.

2. Segundo Benjamin quais as considerações críticas sobre a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica?
Para Walter Benjamin, a natureza da obra de arte transforma-se radicalmente com a invenção das técnicas de reprodução mecânicas em meados do século XIX. Se antes uma pintura ou uma escultura eram objetos únicos, com a reprodução fotográfica elas passam a poder ser reproduzidas em massa, o que transforma a relação do público com a arte. Antes da invenção da fotografia, por exemplo, apenas quem fosse ao Museu do Louvre, em Paris, poderia conhecer a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Com a reprodutibilidade técnica, sua imagem ganha uma circulação universal. Com isso, a arte deixa de ser acessível a poucos. E, apesar de a pintura nunca perder seu caráter original, sua autoridade é diminuída.

3. Narre sobre a música na reprodutibilidade técnica.
Ela só estava acessível quando os músicos se reuniam para tocá-la. Com a industrialização, a invenção de técnicas e equipamentos de gravação permitiu que uma música fosse gravada e que alguém que tenha em casa um aparelho de reprodução possa ouvi-la a qualquer momento, sem precisar ir a um concerto.

4. Reprodutibilidade técnica elaborou um aspecto negativo e um aspecto positivo para a arte na Indústria Cultual. Quais são?
Para Walter Benjamin a possibilidade de reprodução contém um aspecto positivo, pois “democratiza” o acesso à arte, que deixava de ser um privilégio das elites. Embora a obra de arte perdesse seu caráter singular, de ser única, podia agora ser levada às massas. Já Adorno e Horkheimer acentuaram o caráter problemático dessa democratização, seria no sentido de uma “banalização”, exatamente por ela vir acompanhada de uma massificação das artes. Eles afirmavam que a obra de arte reproduzida podia ser transformada em apenas mais uma mercadoria pela lógica capitalista de produção e circulação. E, como mercadoria, ela deixava de ser obra de arte. Segundo os dois filósofos alemães, surgia assim uma nova indústria, a “indústria cultural”, destinada a produzir objetos culturais para serem vendidos como mercadorias.

5. Conceitue a partir da Escola de Frankfurt o que é a Semicultura. 
Semicultura é uma cultura pela metade. Ouvimos as músicas que o mercado nos oferece, assistimos aos filmes que a indústria cultural nos oferece. Pensamos que escolhemos aquilo de que gostamos, mas escolhemos a partir das opções que a indústria cultural nos dá. 

6. Fale sobre a domesticação do comportamento de consumo na Indústria Cultural.
Os meios de comunicação de massa (veículos da indústria cultural) oferecem colocarem aos consumidores, por meio de publicidades, uma felicidade imediatamente. Fazem a ligação da felicidade com as compra de alguma mercadoria. Até o gosto sofre manipulações para servir ao consumo, sejam os interesses por músicas, calçados, roupas, comportamentos, carros, bebidas, estilos, e até mesmo por religiosidades. O público, infantilizado pelas várias estratégias de linguagem adotadas nos meios de comunicação, procura avidamente satisfazer dos desejos naquilo que é indicado pela Indústria Cultural. Uma vez que nos tornamos passivos, acríticos, deixamos de distinguir a ficção da realidade, nos infantilizamos e, por isso, nos julgamos incapazes, incompetentes para decidirmos sobre nossas próprias vidas. Assim, conseqüentemente, nos julgamos preparados para pensar, e desejamos ouvir dos especialistas da mídia o que devemos fazer, sentimo-nos intimidados e aceitamos todos os produtos que a mídia nos impõe.


01. O pensamento produzido pela Escola de Frankfurt, em geral denominado “teoria crítica”, exerceu grande influência na filosofia e nas ciências sociais ao longo do século XX. Para Walter Benjamin, a natureza da obra de arte transforma-se radicalmente com a invenção das técnicas de reprodução mecânicas em meados do século XIX. Analisando a arte e a cultura no século XX, os filósofos Adorno e Horkheimer criaram o conceito de “indústria cultural”, que apareceu pela primeira vez em um livro publicado em 1947. O nome deste livro é
a) Dialética do amadurecimento
b) Dialética do questionamento
c) Dialética do esclarecimento
d) Dialética do renascimento
e) Dialética do crescimento

02. A música só estava acessível quando os músicos se reuniam para tocá-la. Com a industrialização, a invenção de técnicas e equipamentos de gravação permitiu que uma música fosse gravada e que alguém que tenha em casa um aparelho de reprodução possa ouvi-la a qualquer momento, sem precisar ir a um concerto. Este ponto é pontuando por Adorno e Horkheimer com um aspecto
a) negativo da Indústria Cultural, pois permite que a classe baixa tenha acesso aos bens artísticos.
b) negativo da Indústria Cultural, pois não permite que os músicos cresçam como artistas.
c) positivo da Indústria Cultural, pois permite que os músicos cresçam como artistas.
d) positivo da Indústria Cultural, pois democratiza a arte permitindo que várias classes tenham acesso aos bens artísticos.
e) negativo da Indústria Cultural, pois democratiza a arte permitindo que várias classes tenham acesso aos bens artísticos.


03. Adorno e Horkheimer dizem que a obra de arte reproduzida podia ser transformada em apenas mais uma mercadoria pela lógica capitalista de produção e circulação. E, como mercadoria, ela deixava de ser obra de arte. Segundo os dois filósofos alemães, surgia assim uma nova indústria, a “indústria cultural”, destinada a produzir objetos culturais para serem vendidos como mercadorias. O cinema se tornava uma indústria que produzia mercadorias
culturais (os filmes) e a música passava a ser produzida segundo a lógica de mercado das gravadoras. Em lugar de democratizar a arte, como pensava Benjamin, levando-a a um número maior de pessoas, perdia-se a arte, que se transformava em apenas mais uma mercadoria. O efeito desse processo é o que Adorno chamaria mais tarde de
a) capitalismo artístico 
b) dialética do lucro
c) cultura mercantil  
d) semicultura
e) cultura pop

04.
Na imagem vemos a foto de uma loja vendendo produtos estampados com a imagem da Mona Lisa (La Joconde), obra de Leonardo da Vinci, durante exposição “Jocondissima”, no museu Cholet, na França, em 2001. A questão retratada na imagem seria segundo a concepção de que Walter Benjamin no capitalismo se desenvolve a morte da arte como conseqüência da
a) reprodutibilidade técnica
b) ilusão padronizada
c) expressão cultural
d) lucro nas vendas
e) arte burguesa


05. ENEM/2016 –
Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco devolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um (a)
a) legado social.
b) patrimônio político.
c) produto da moralidade.
d) conquista da humanidade.

e) ilusão da contemporaneidade.


Alternativa correta
1.       
C
2.       
D
3.       
D
4.       
A
5.       
E

- textos fundamentados a partir do livro didático: GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Filosofia no ensino médio. Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, p. 15-36, 2007.

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