Platão e Aristóteles - questões respondidas para estudo


1. Fale como foi chamada a Escola filosófica de Platão e ao que ela pretendia?.
R = A escola filosófica de Platão fundada por volta de 387 a.C. Eles pretendiam no conhecimento de filosofia e matemática encontrar os meios de desenvolver nos indivíduos as habilidades necessárias para uma aplicação prática, ou seja, por meio do saber criar maneiras de atuação na polis (cidade-estado). Em outras palavras o ensino-estudo na Academia de Platão visava uma preparação cidadã a partir da filosofia e da matemática. Trata-se da primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal. A Academia continuou a existir até o século VI, quando o imperador Justiniano fechou-a como parte de seu plano de abolir a cultura helenista pagã.

2. Como Platão propõe resolver a questão do conhecimento a partir do paradoxo ontológico de Heráclito e Parmênides (fluxo e fixo)?  Explique, para isto, a Teoria do Mundo das Ideias.
R = Platão afirma que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. Quando Platão diz do Plano Metafísico, Mundo das Ideias, como o fora do tempo, portanto imóvel, remontamos ao pré-socrático Parmênides que disse: "O ser é imóvel porque se se movesse poderia vir-a-ser e então seria e não seria ao mesmo tempo." Ele dizia que o ser é ou não é, mas nunca poderia vir a ser. Ao mesmo tempo, na teoria do Mundo das Ideias, quando Platão narra sobre um Plano Físico, isto é, Mundo Físico, sensível, que está preso nas condições do tempo, ele demonstra algo imperfeito, uma cópia. Este mundo é uma ilusão pois está em constante mudança. Isso nos lembra Heráclito e o eterno devir. Heráclito abordou a questão do constante movimento das coisas no mundo. Assim, em suma, é o fundamento de dizer que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. Nessa teoria platônica o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a realidade inteligível por meio do método dialético.  

3. Examine o fundamento em dizer que a filosofia de Platão é o dogma do absolutismo total.
R = Toda a filosofia de Platão é fundamentada em uma verdade Universal (única e absoluta) que seria máxima e externa aos sujeitos, constituindo assim, na história da cultura ocidental um a procura por narrações filosóficas e religiosas por sobre um ideal igualmente absolutista. As escolhas humanas, em consequência desse marco no pensamento, estão condicionadas ao violento processo de buscar se encaixar na forma do ideal que seriam modelos de todas as coisas, cabendo nesse axioma a beleza, relações, amor, moral, religião, sexualidade e qualquer outra questão.

4. Analise quais são os pontos de crítica de Platão sobre a democracia e o que ele propõe.
R = Segundo Platão a democracia, além de ser um sistema frágil e exposto para a corrupção, também é realizado por meio de debates que são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas. Assim não haveria, na crítica platônica, uma segurança que as decisões políticas das assembléias democráticas chegassem até a melhor escolha sobre a organização coletiva. Por isto propõe que a melhor forma política é uma oligarquia em que cada um exerça a função social que melhor indicar as próprias virtudes, e todos sejam liderados pelos mais sábios, isto é, gerenciados pelos filósofos, como as cabeças do corpo social. Tal teoria é chamada de Rei-filósofo.

5. Fale como foi chamada a Escola filosófica de Aristóteles e ao que ela pretendia.
R = A escola filosófica de Aristóteles foi chamada de Liceu. Aristóteles e seus seguidores pretendiam fazer do Liceu um lugar em que houvesse a síntese do registro de todos os saberes, em outras palavras eles pretendiam fazer uma biblioteca do mundo, conhecendo, classificando, categorizando e nomeando doas as coisas. A Havia no Liceu, uma alameda para caminhar, por onde passavam Aristóteles e seus alunos, conversando, discutindo filosofia. Por isto os seguidores de Aristóteles ficaram conhecidos como Peripatéticos – aqueles que caminham no peripátos enquanto pesquisam e conversam na produção do conhecimento sobre o mundo. Fundada em c. 336 a.C. o Liceu em Atenas durou até o século IV.

6. Narre o fundamento argumentativo da teoria do Motor Imóvel no movimento entre Potência e Ato, segundo Aristóteles.
R = A teoria aristólelica diz que tudo que se move é movido por algo. Assim o Motor Imóvel é um conceito que pretende demonstrar racionalmente a existência de um princípio supremo da natureza. O primeiro motor é imóvel, caso contrário, alguma causa deveria movê-lo e ele  não  seria  mais  o  primeiro  motor;  é  imutável, porque é ato puro, nisto que os seres seriam contingentes podendo passar de potência para ato. Sento o ato o estado atual do ser e potência as possibilidades deste ser vir a ser outro ser.

7. Qual o sentido para a expressão: “a moral aristotélica-peripatética é um eudaimonismo”?
R = A filosofia sempre teve como um dos pontos de  sua  reflexão  a  Moral.  A Moral é a  filosofia  do  agir humano e livre. Ela tem como máxima buscar o bem e evitar o mal. Na prática, este princípio pode  ser  facilmente  confundido  com  o  hedonismo que busca o prazer e evita a dor. Segundo Aristóteles, o fim último do homem  é  a  felicidade,  e  esta  resulta  do desenvolvimento harmônico das tendências de um ser, do exercício da atividade que o especifica. A moral peripatética é, pois, um eudemonismo. Segundo Aristóteles: "A felicidade é um princípio; é para alcançá-la que realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações."  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo