Platão e Aristóteles - questões respondidas para estudo
1. Fale
como foi chamada a Escola filosófica de Platão e ao que ela pretendia?.
R = A escola
filosófica de Platão fundada por volta de 387 a.C. Eles pretendiam no
conhecimento de filosofia e matemática encontrar os meios de desenvolver nos
indivíduos as habilidades necessárias para uma aplicação prática, ou seja, por
meio do saber criar maneiras de atuação na polis (cidade-estado). Em outras
palavras o ensino-estudo na Academia de Platão visava uma preparação cidadã a
partir da filosofia e da matemática. Trata-se da primeira universidade da
história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal. A
Academia continuou a existir até o século VI, quando o imperador Justiniano
fechou-a como parte de seu plano de abolir a cultura helenista pagã.
2. Como
Platão propõe resolver a questão do conhecimento a partir do paradoxo
ontológico de Heráclito e Parmênides (fluxo e fixo)? Explique, para isto, a Teoria do Mundo das
Ideias.
R = Platão afirma que
a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. Quando Platão diz do
Plano Metafísico, Mundo das Ideias, como o fora do tempo, portanto imóvel, remontamos
ao pré-socrático Parmênides que disse: "O ser é imóvel porque se se
movesse poderia vir-a-ser e então seria e não seria ao mesmo tempo." Ele dizia
que o ser é ou não é, mas nunca poderia vir a ser. Ao mesmo tempo, na teoria do
Mundo das Ideias, quando Platão narra sobre um Plano Físico, isto é, Mundo Físico,
sensível, que está preso nas condições do tempo, ele demonstra algo imperfeito,
uma cópia. Este mundo é uma ilusão pois está em constante mudança. Isso nos
lembra Heráclito e o eterno devir. Heráclito abordou a questão do constante
movimento das coisas no mundo. Assim, em suma, é o fundamento de dizer que a
razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. Nessa teoria platônica
o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a
realidade inteligível por meio do método dialético.
3.
Examine o fundamento em dizer que a filosofia de Platão é o dogma do
absolutismo total.
R = Toda a filosofia
de Platão é fundamentada em uma verdade Universal (única e absoluta) que seria
máxima e externa aos sujeitos, constituindo assim, na história da cultura
ocidental um a procura por narrações filosóficas e religiosas por sobre um
ideal igualmente absolutista. As escolhas humanas, em consequência desse marco
no pensamento, estão condicionadas ao violento processo de buscar se encaixar
na forma do ideal que seriam modelos de todas as coisas, cabendo nesse axioma a
beleza, relações, amor, moral, religião, sexualidade e qualquer outra questão.
4.
Analise quais são os pontos de crítica de Platão sobre a democracia e o que ele
propõe.
R = Segundo Platão a
democracia, além de ser um sistema frágil e exposto para a corrupção, também é
realizado por meio de debates que são apenas disputas contrapondo opiniões
subjetivas. Assim não haveria, na crítica platônica, uma segurança que as
decisões políticas das assembléias democráticas chegassem até a melhor escolha
sobre a organização coletiva. Por isto propõe que a melhor forma política é uma
oligarquia em que cada um exerça a função social que melhor indicar as próprias
virtudes, e todos sejam liderados pelos mais sábios, isto é, gerenciados pelos
filósofos, como as cabeças do corpo social. Tal teoria é chamada de
Rei-filósofo.
5. Fale
como foi chamada a Escola filosófica de Aristóteles e ao que ela pretendia.
R = A escola
filosófica de Aristóteles foi chamada de Liceu. Aristóteles e seus seguidores
pretendiam fazer do Liceu um lugar em que houvesse a síntese do registro de
todos os saberes, em outras palavras eles pretendiam fazer uma biblioteca do
mundo, conhecendo, classificando, categorizando e nomeando doas as coisas. A
Havia no Liceu, uma alameda para caminhar, por onde passavam Aristóteles e seus
alunos, conversando, discutindo filosofia. Por isto os seguidores de
Aristóteles ficaram conhecidos como Peripatéticos – aqueles que caminham no
peripátos enquanto pesquisam e conversam na produção do conhecimento sobre o
mundo. Fundada em c. 336 a.C. o Liceu em Atenas durou até o século IV.
6.
Narre o fundamento argumentativo da teoria do Motor Imóvel no movimento entre
Potência e Ato, segundo Aristóteles.
R = A teoria
aristólelica diz que tudo que se move é movido por algo. Assim o Motor Imóvel é
um conceito que pretende demonstrar racionalmente a existência de um princípio
supremo da natureza. O primeiro motor é imóvel, caso contrário, alguma causa
deveria movê-lo e ele não seria
mais o primeiro
motor; é imutável, porque é ato puro, nisto que os
seres seriam contingentes podendo passar de potência para ato. Sento o ato o
estado atual do ser e potência as possibilidades deste ser vir a ser outro ser.
7. Qual
o sentido para a expressão: “a moral aristotélica-peripatética é um
eudaimonismo”?
R = A filosofia
sempre teve como um dos pontos de
sua reflexão a
Moral. A Moral é a filosofia
do agir humano e livre. Ela tem
como máxima buscar o bem e evitar o mal. Na prática, este princípio pode ser
facilmente confundido com
o hedonismo que busca o prazer e
evita a dor. Segundo Aristóteles, o fim último do homem é a felicidade,
e esta resulta
do desenvolvimento harmônico das tendências de um ser, do exercício da
atividade que o especifica. A moral peripatética é, pois, um eudemonismo.
Segundo Aristóteles: "A felicidade é um princípio; é para alcançá-la que
realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações."
Comentários
Postar um comentário