Questões sobre Teoria do Conhecimento

1. O que é a teoria do conhecimento? - Também chamado de epistemologia, é a investigação filosófica dedicada ao processo de interação entre sujeito e objeto no que se refere a problemática de compreensão de como a mente humana chega ao conhecimento de algo.

2. O que é a teoria do conhecimento racionalista? - Atributos de confianças racionais para chegar ao conhecimento. Ou seja, partindo da dúvida e de racionalização lógica, a mente humana conhece as coisas exteriores.

3. Qual a ideia defendida por Descartes na obra: “O discurso do método”? - A atividade racional é libertadora e o conhecimento se faz na própria atividade racional. Racionalismo pela chamada dúvida metódica.

4. O que é a dúvida para Descartes? - A dúvida é o primeiro passo no método, ou seja caminho, para conhecer. A dúvida no pensar é o princípio e fundamento para se ter certezas.

5. Explique a frase “Penso, logo existo”? Ser pensado é a segurança da existência. Tudo que existe é uma construção na racionalidade, as coisas só passam a existirem no ato de serem pensadas. O objeto passa a existir a partir do momento que o sujeito toma consciência dele.

6. O que são as ideias inatas na concepção racionalista? Para o racionalismo os princípios lógicos racionais são próprios da mente. A geração de ideias é própria da habilidade de pensar e as ideias nascem no próprio ato de pensar.

7. O que é a teoria do conhecimento empirista? - Atributos de confianças no sentidos para chegar ao conhecimento. Ou seja, partindo da sensibilidade a mente humana conhece as coisas exteriores. O sujeito faz experiência sensível com o objeto e com isso formula a ideia sobre ele.

8. Fale sobre as ideias empirista de Francis Bacon? - É um empirista que defende a formulação do conhecimento pós a destruição das falsas noções (ou seja, Teoria dos Ídolos), também vê no Método Indutivo a construção da ciência.

9. O que é o entendimento da mente como folha em branco para John Look? - Como uma folha em branco é preenchida a mente humana faz registros por meio da experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões respondidas sobre Platão - Por prof. Ítalo Silva

Questões respondidas sobre os Sofistas – Por Professor Ítalo Silva

Questões respondidas sobre o Iluminismo